:

Como é o mercado de trabalho para os jovens?

Como é o mercado de trabalho para os jovens?

Já uma situação positiva para os jovens no mercado de trabalho é a mudança do perfil dos trabalhadores. As empresas têm se adaptado, tanto pela questão tecnológica quanto pela gerencial. Com isso, aumenta a procura por pessoas criativas, inovadoras e conscientes da sua influência nas organizações.

Quais são as dificuldades dos jovens no mercado de trabalho?

4 principais dificuldades dos jovens no mercado de trabalho Apresentar suas competências comportamentais (mesmo sem ter experiência profissional); Encontrar empresas que deem match com seu propósito (seleção por valores, já ouviu falar?); Lidar com a ansiedade (infelizmente nem todas as respostas são imediatas);

Como inserir os jovens no mercado de trabalho?

O jovem deve considerar as áreas de conhecimento pelas quais tem afinidade e interesse, levantar informações sobre o mercado de trabalho para esta profissão (exemplo: oferta de oportunidades, competências exigidas, remuneração) e, se possível, ter contato com profissionais que já atuam na profissão almejada.

Quais os maiores desafios para a inserção do jovem brasileiro no mercado de trabalho?

Observa-se que a inserção dos jovens no mercado de trabalho é um problema público determinado por agravantes tais como falta de experiência, maturidade, preparação das unidades de ensino, falta de oportunidade e ausência de incentivos para a colocação do mesmo neste contexto.

O que consideram como os principais desafios a serem enfrentados pelos jovens brasileiros no mundo do trabalho de um modo geral?

Muitos fatores dificultam a entrada dos jovens no mercado de trabalho. Dentre os principais estão a falta de experiência e o alto custo dos encargos sociais. No momento em que o Brasil ainda se ressente de uma longa recessão, esse dois fatores são potencializados.

O que se espera do jovem no mercado de trabalho?

Além da versatilidade, o que as empresas esperam dos jovens profissionais é que eles tenham a sensibilidade de identificar soluções sem que alguém os guie para tal conclusão, e, a partir daí, desenvolvam a proatividade. Ela pode ser exercida no dia a dia, basta treinar o seu olhar para os processos e fluxos da empresa.

O que é jovens profissionais?

É um programa que busca aumentar a empregabilidade dos jovens brasileiros, através de educação complementar e qualificação profissional, ajudando a melhorar as habilidades e desenvolver as competências de cada um.