:

Quem dá laudo de asma?

Quem dá laudo de asma?

O diagnóstico da asma é feito pelo pneumologista ou imunoalergologista através da avaliação dos sintomas apresentados pela pessoa, como tosse intensa, sensação de falta de ar e sensação de aperto no peito, por exemplo.

Como pode ser tratado a asma?

A maioria dos pacientes com asma é tratada com dois tipos de medicação: (1) medicação chamada controladora ou de manutenção, que serve para prevenir o aparecimento dos sintomas e evitar as crises de asma e, (2) medicação de alívio ou de resgate, que serve para aliviar os sintomas quando houver piora da asma.

Quais os achados no exame respiratório no diagnóstico de asma?

No exame físico, o achado mais frequente é a sibilância difusa à ausculta respiratória. Entretanto, como a asma é uma doença muito variável, pode não haver sibilância ou ela pode ser identificada apenas na expiração forçada.

Quais os achados clínicos característicos encontrados na ausculta pulmonar de pacientes asmáticos?

Quando ruídos adventícios estão presentes na ausculta pulmonar, estes podem ser os roncos ou sibilos. A asma é a causa mais comum de sibilos generalizados em crianças e a bronquiolite é a causa mais comum em lactentes.

Quais os achados clínicos característicos encontrados na suscita pulmonar de pacientes asmáticos?

O diagnóstico de pacientes com asma é predominantemente clínico e envolve a identificação dos seguintes sintomas: dispneia, tosse, sibilância, aperto no peito ou desconforto torácico. Esses sintomas são episódicos e melhoram espontaneamente ou com o uso de medicações para asma (broncodilatadores ou corticosteroides).

O que acontece numa crise de asma?

Durante uma crise de asma, os brônquios se inflamam e reduzem a passagem de ar, causando sintomas como tosse, falta de ar, chiado e aperto no peito. O principal motivo por trás da dificuldade de respirar é a exposição a agentes irritantes.