:

Quando foi a epidemia de chikungunya no Brasil?

Quando foi a epidemia de chikungunya no Brasil?

O vírus chikungunya (CHIKV) foi introduzido no continente americano em 2013 e ocasionou uma importante onda epidêmica em diversos países da América Central e ilhas do Caribe. No segundo semestre de 2014, o Brasil confirmou, por métodos laboratoriais, a presença da doença nos estados do Amapá e Bahia.

Quando foi registrado o primeiro caso de chikungunya no Brasil?

O vírus chikungunya foi relatado pela primeira vez por sistemas de vigilância de saúde pública em 2014.

Quando houve o maior número de casos de chikungunya no Brasil?

No Brasil, os primeiros casos de chikungunya foram relatados nos estados da Bahia e do Amapá; no entanto, em um curto período foram notificados casos da doença em todos os estados da federação, com elevado número de casos suspeitos entre os anos de 20.

Qual o ano da chikungunya?

É transmitida pelo mosquito Aedes aegypti. O chikungunya foi identificado pela primeira vez na Tanzania, em 1952. De acordo com a Organização Mundial de Saúde, desde 2005 quase 2 milhões de casos foram informados na Índia, na Indonésia, nas Maldivas, em Mianmar e na Tailândia.

Quando e onde a chikungunya foi detectada pela primeira vez?

Em 2007, a transmissão da doença foi relatada pela primeira vez durante um surto no noroeste da Itália. Desde então, surtos também foram registrados na França e na Croácia. Nos continentes americanos, o número de casos reportados até 2015 era de 37.480 e o de suspeitas era de 693.489, sendo 356.079 na Colômbia.

Qual o vírus do chikungunya?

O arbovíirus Chikungunya (CHIKV) possui dois ciclos de transmissão distintos: ciclo enzoótico/silvático e urbano. No primeiro o vírus é transmitido por vários espécies de mosquito do gênero Aedes (A. furcifer, A. vittatus, A.

Qual é o vírus do chikungunya?

O que é chikungunya? A Febre pelo vírus Chikungunya é um arbovírus. Arbovírus são aqueles vírus transmitidos por picadas de insetos, especialmente mosquitos, mas tambem pode ser um carrapatos ou outros.

Onde tem mais casos de chikungunya no mundo?

A região Nordeste apresentou a maior taxa de incidência (9,2 casos/100 mil hab.), seguida das regiões Centro-Oeste (3,6 casos/100 mil hab.) e Norte (2,8 casos/100 mil hab.) (Tabela 1, anexo).