:

O que é o grupo de gestantes?

O que é o grupo de gestantes?

O grupo de gestantes é um lugar onde a futura mamãe consegue interagir com outras gestantes e com todos os profissionais da Estratégia de Saúde da Família (ESF), servindo de espaço para orientação e esclarecimento de dúvidas.

Como montar um grupo de gestantes?

Como devo proceder para montar um grupo de gestante?
  1. material de divulgação e medidas atrativas,
  2. espaço físico,
  3. equipe de trabalho (capacitação),
  4. critérios de inclusão e exclusão,
  5. funcionamento e cronograma (horário, dias e freqüência),
  6. tamanho do grupo (máximo 12 membros).

Para que serve o grupo de gestantes?

O grupo de gestantes possibilita o intercâmbio de experiências e conhecimentos, por isso é considerado a melhor forma de promover a compreensão do processo de gestação. Informações sobre as diferentes vivências devem ser trocadas entre as mulheres e os profissionais de saúde (MS, 2006).

Qual é a importância do Pré-natal?

A realização do pré-natal representa papel fundamental na prevenção e/ou detecção precoce de patologias tanto maternas como fetais, permitindo um desenvolvimento saudável do bebê e reduzindo os riscos da gestante.

O que o Cras oferece para gestantes?

Além do atendimento psico-social, apoio psicológico o CRAS também oferece apoio nos enxovais que contêm itens essenciais para os primeiros meses do bebê, tais como roupinhas para o bebê, banheira, toalhinha de banho, fraldas entre outros itens.

O que uma gestante puérpera precisa e espera dos serviços de saúde?

A puérpera precisa ser cuidada e acolhida durante todo o período de hospitalização, para não comprometer a qualidade do cuidado da mãe e do bebê. Nas falas abaixo, observamos que algumas mulheres vivenciaram algumas experiências de não-cuidado e até mesmo de negligência.

Qual a importância das pessoas de referência como profissionais de saúde familiares e amigos para a gestante?

Chamou a atenção a importância dos familiares e amigos como pessoas de referência durante o pré-natal, transmitindo informações, dando conselhos, e apoiando a gestante em momentos de instabilidade emocional, o que também tem sido destacado na literatura (Huth-Bocks et al., 2004; Melender & Lauri, 2002).

Qual a importância do Pré-natal para a sociedade brasileira?

O pré-natal é essencial para garantir que a mulher e o bebê tenham uma gestação e um parto saudáveis e sem nenhuma complicação. O acompanhamento além de prevenir e diagnosticar precocemente doenças e problemas que podem se agravar, também orienta a mulher sobre temas importantes referentes a maternidade.

O que acontece se não fizer o Pré-natal?

Entre elas estão a realização inadequada do pré-natal, médicos não capacitados para fazer o acompanhamento e hospitais despreparados para atender os casos de gravidez de alto risco. Esse quadro gera as principais causas desses óbitos: hipertensão, hemorragias, infecções e abortos.

Quando uma gestante deve procurar atendimento caso aconteçam algumas situações que representam gravidade durante a gestação quais são?

A gestante deve procurar imediatamente o serviço de saúde caso sinta: sangramento vaginal ou qualquer perda de líquido pela vagina; inchaço importante do rosto, dedos da mão e pernas; dor de cabeça forte e demorada; dor na barriga ou contrações e puxões do útero; vista embaçada ou problemas de visão que aparecem de ...

Quais os critérios a serem seguidos durante o pré-natal?

No Brasil, o Ministério da Saúde define como padrão de adequação do pré-natal os critérios estabelecidos pelo PHPN que incluem a realização da primeira consulta até o quarto mês de gestação, número mínimo de seis consultas e uma consulta de puerpério até 42 dias após o nascimento 11. Brasil.

Que informações específicas são necessárias para apoiar a cliente durante essa gestação?

o cartão da gestante, com a identificação preenchida e orientação sobre o mesmo; o calendário de vacinas e suas orientações; a solicitação dos exames de rotina; as orientações sobre a participação nas atividades educativas - reuniões em grupo e visitas domiciliares.