:

Quais tipos de recifes de corais?

Quais tipos de recifes de corais?

Podemos classificar os recifes de corais em três tipos principais: franjas, barreiras e atóis. Os recifes em franja são aqueles que se formam perto da costa, separando-se dela por lagoas rasas. Os recifes em barreira formam-se de forma paralela à costa, porém as lagoas apresentam águas profundas.

Como se formam as barreiras e recifes de corais?

Os recifes de corais são formações construídas a partir da deposição de carbonato de cálcio por diversos organismos marinhos, principalmente por corais, mas outros organismos, como algas calcárias e moluscos, também contribuem para a formação de substratos recifais.

O que são recifes biogênicos?

Recifes biogênicos são estruturas de carbonato de cálcio que se formam a partir da bioconstrução por algas coralíneas e corais zooxantelados.

O que é recife de barreira?

barreira de recife. Recife de coral que cresce paralelamente ao longo da costa e aflora nas marés baixas quando se formam áreas de lagunas ou canais entre o recife e a praia.

O que são recifes de franja?

Os recifes em franja são formações simples e próximas aos continentes ou a ilhas. ... Os atóis são recifes em forma de um grande anel, no centro do qual se forma uma lagoa de água salgada.

Quais locais se formam os recifes?

Os recifes de corais ocorrem principalmente em regiões com águas permanentemente quentes, claras e rasas, mas nas últimas décadas também foram registrados em águas profundas. O Brasil possui os únicos recifes coralíneos do Atlântico Sul, eles se distribuem por cerca de 3.000 km ao longo da costa nordestina.