:

Como é praticado o tênis de mesa paralímpico?

Como é praticado o tênis de mesa paralímpico?

As partidas consistem em uma melhor de cinco sets, sendo que cada um deles é disputado até que um dos jogadores atinja 11 pontos. Em caso de empate em 10 a 10, vence quem primeiro abrir dois pontos de vantagem.

Quais são as adaptações do tênis de mesa?

Algumas peculiaridades do tênis de mesa (convencional e paralímpico): alternam-se os saques a cada dois pontos; já no caso das competições entre duplas, os paratletas não precisam rebater a bola alternadamente, porém a roda da cadeira não deverá ultrapassar a linha central imaginária da mesa.

Quando o tênis de mesa passou a fazer parte das Paralimpíadas?

Em 1992, em Barcelona, voltaram apenas as disputas individuais e por equipes. Mas em Atenas-2004, houve novamente partidas de duplas. Embora tenha uma longa história, o tênis de mesa paraolímpico chegou ao Brasil em 1995, junto com a criação do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB).

Quais são os atletas que podem participar do tênis de mesa paraolímpico?

Na Paralimpíada o tênis de mesa tem a participação de atletas do sexo masculino e feminino com paralisia cerebral, amputados e cadeirantes. As competições são divididas entre mesatenistas andantes e cadeirantes, com jogos individuais, em duplas ou por equipes.

Como se joga tênis de mesa adaptado?

As regras são iguais às do tênis de mesa convencional, com exceção do saque para as categorias dos cadeirantes (classes 1 a 5). Neste caso, o sacador deve fazer com que a bola ultrapasse a linha de fundo da mesa, não podendo sair pelas laterais.

Quais são as principais características do tênis de mesa?

O tênis de mesa é um esporte jogado sobre uma mesa com o uso de raquetes. O objetivo do jogo é marcar pontos. Isso ocorre quando o adversário manda a bola para fora da mesa (no lado oposto ao seu) ou quando ele não alcança a bola (desde que a bola tenha batido no lado de sua mesa).

Como é a forma de jogar tênis de mesa paralímpico em comparação ao jogo tradicional?

Como é disputado As regras do tênis de mesa paralímpico são praticamente iguais ao do tênis de mesa olímpico, com apenas algumas diferenças, como no saque para atletas cadeirantes, na qual a bola deverá ultrapassar a linha de fundo, não podendo sair pelas laterais.

Quando surgiu o tênis de mesa adaptado?

O tênis de mesa paraolímpico é um dos esportes mais antigos a ser praticado numa edição das Paraolimpíadas . Esse esporte foi oficialmente e mundialmente reconhecido em 1960, quando foi integrado nos primeiros Jogos Paraolímpicos de Roma na Itália.

Quais as categorias que existem no tênis de mesa para pessoas com deficiência?

Os atletas cadeirantes são divididos nas categorias: TT1, TT2, TT3, TT4 e TT5. Os atletas andantes são divididos nas categorias: TT6, TT7, TT8, TT9 e TT10. Os atletas andantes com deficiência intelectual participam na categoria TT11.

Quem pode praticar o tênis de mesa?

A modalidade é uma das mais abrangentes do programa paralímpico, e atletas podem jogar em cadeira de rodas (deficientes físicos) ou de pé (deficientes físicos ou intelectuais).

Como funciona a natacao adaptada?

Natação Adaptada: Segundo maior esporte paraolímpico é utilizado para reabilitar pessoas com deficiência. ... Com a ajuda de professores treinados, os alunos com deficiências, físicas e mentais, fazem aulas de natação com o intuito de melhorar as coordenações motoras, os sentidos, condicionamento físico e o equilíbrio.

Como é feito o sistema de classificação dos atletas nos Jogos Paralímpicos?

Os paralímpicos são agrupados pelo “grau de limitação da atividade decorrente do comprometimento”, de acordo com o IPC. ... O processo de “Avaliação do Atleta” do IPC busca responder a três questões.

Como o tênis de mesa surgiu?

Nascido e desenvolvido na Inglaterra durante a segunda metade do Século XIX, teve sua origem a partir do jogo medieval de tênis, que costumava ser jogado tanto ao ar livre quanto em espaços fechados. ... Em qualquer caso, era virtualmente o mesmo tipo de jogo, embora tivesse muitos nomes.