:

O que Kant disse?

O que Kant disse?

A doutrina moral de Kant é independente de qualquer sentido religioso. ... Daí deriva a idéia de liberdade kantiana, de um caráter sintético a priori, sendo que sem liberdade não pode haver nenhum ato moral; para sermos livres, precisamos ser obrigados pelo dever de sermos livres.

Qual é a contribuição de Kant para a ética?

O objetivo central da ética kantiana é mostrar que existe uma razão pura prática capaz, por si só, de determinar a vontade sem recorrer à sensibilidade e à experiência; operando por si só é, por isso, a priori, isto é, anterior à experiência. ... A proposta kantiana para a moral está diretamente ligada à razão.

Quem foi Kant em qual período histórico Kant viveu quais são sua obras mais importantes?

Immanuel Kant nasceu em Königsberg, na Prússia Oriental, no dia 22 de abril de 1724. ... Nesse momento, termina a chamada fase pré-crítica kantiana, na qual predomina a filosofia dogmática. Seus textos mais emblemáticos dessa época foram “A História Universal da Natureza” e “Teoria do Céu”, de 1775.

Por que a filosofia kantiana ficou conhecida como revolução copernicana?

Kant chamou de "revolução copernicana" sua resposta ao problema do conhecimento. ... Kant propôs o contrário: os objetos, a partir daí, teriam que se regular pelo sujeito, que seria o depositário das formas do conhecimento.

O que é o idealismo transcendental de Kant?

O idealismo transcendental kantiano é a concepção de um sistema dado como síntese e superação das duas correntes da filosofia, racionalismo e empirismo. ... Os idealistas realçaram o caráter criativo atribuído a Kant à razão humana e tanto os materialistas quanto os positivistas assimilaram a crítica kantiana à metafísica.

Quais são os tipos de juízos em Kant?

E há duas formas de juízo: o juízo analítico e o juízo sintético. Na esteira da teoria de Leibniz, para Kant juízo analítico é aquele em que o conceito do predicado está contido no conceito do sujeito.

Quais os tipos de conhecimento segundo Kant?

Em Kant, há duas principais fontes de conhecimento no sujeito: A sensibilidade, por meio da qual os objetos são dados na intuição. O entendimento, por meio do qual os objetos são pensados nos conceitos.

O que Kant fala sobre a ética?

A ética kantiana afirma que o que deve guiar as ações do homem é a razão, ela deve ser universal independentemente da cultura que o indivíduo insere-se. ... Quando agimos objetivando um outro fim além da própria ação, essa seria uma ação antiética – agir conforme o dever.