:

Qual a diferença entre o espectro eletromagnético e espectro atômico?

Qual a diferença entre o espectro eletromagnético e espectro atômico?

4) Qual a diferença entreespectro eletromagnético” e “espectro atômico”? Espectro eletromagnético é faixa de radiações eletromagnéticas, desde ondas de rádio até radiações gama. Já o espectro atômico são os "riscos" produzidos pelas radiações emitidas pelos átomos.

O que se entende por espectro?

Espectro é o nome dado para a visão de uma imagem considerada fantasmagórica, da figura incorpórea de alguém que não está vivo, ou seja, um fantasma. ... Etimologicamente, a palavra espectro se originou a partir do latim spectrum, que significa "visão", "fantasma" ou "aparência".

Qual a função de um espectro?

O espectro eletromagnético mede as ondas eletromagnéticas. Elas têm a mesma velocidade, mas diferem em frequência e em comprimento. Essa mediação é feita através das faixas do espectro, que indicam a distribuição da intensidade do eletromagnetismo.

O que difere um espectro contínuo de um espectro de emissão é de absorção?

Espectro de emissão: linhas coloridas obtidas pela dispersão da luz emitida pela amostra. Cada linha corresponde a um determinado comprimento de onda. Espectro de absorção: linhas escuras obtidas ao transmitir luz branca atraves da amostra. ... As estrelas distantes que podem ser analisadas por meio da medida do espectro.

Qual a diferença entre espectro contínuo?

Espectro contínuo é um espectro que possui energias distribuídas continuamente em uma certa faixa de valores, em oposição ao espectro discreto ou de linhas, que contém apenas energias de certos valores bem definidos.

Qual a principal diferença entre o modelo atômico quântico é o modelo de Bohr?

O modelo atômico de Bohr é um modelo semi-clássico porque envolve tanto conceitos da Física Clássica quanto conceitos da Física Quântica. Num modelo puramente quântico, não podemos falar em uma energia bem definida para cada órbita e também não podemos falar em órbitas para os elétrons ao redor do núcleo atômico.

O que é um espectro de energia?

No âmbito científico um espectro é uma representação das amplitudes ou intensidades - o que geralmente traduz-se por energia - dos componentes ondulatórios de um sistema quando discriminadas uma das outras em função de suas respectivas frequências (ou comprimentos de onda).

Quais são os tipos de espectros que existem Segundo a classificação de Kirchhoff como cada um é produzido?

05: Os três tipos de espectros na classificação de Kirchhoff: o contínuo, o de emissão e o de absorção. Figura 17.06: Espectro de emissão (em cima) e de absorção (em baixo) do mesmo gás. Note que as linhas em absorção estão nas mesmas posições em que aparecem em emissão.

Como se forma um espectro?

1) Um corpo opaco quente, em qualquer dos três estados físicos, emite um espectro contínuo. 2) Um gás transparente – como os dos gases nobres que vimos acima – produz um espectro de emissão, com o aparecimento de linhas brilhantes.

O que é o espectro contínuo?

Espectro contínuo é um espectro que possui energias distribuídas continuamente em uma certa faixa de valores, em oposição ao espectro discreto ou de linhas, que contém apenas energias de certos valores bem definidos.