:

O que é um Curso complementar?

O que é um Curso complementar?

Os cursos complementares geralmente são ministrados por instituições de ensino superior ou empresas especializadas na área, que disponibilizam aulas aprofundadas e/ou intensivas sobre determinado tema, ferramenta ou profissão.

Qual a diferença entre formação acadêmica e formação complementar?

Posso colocar cursos livres como Formação Acadêmica? ... O tópico de Formação Acadêmica é exclusivo para formação de nível básico, técnico e Superior (incluindo pós-graduação). Para inserir cursos livres no currículo você pode criar o tópico "Formação Complementar".

Como funciona a formação complementar na UFMG?

O plano de estudos para a Formação Complementar aberta deverá ser autorizado pelo Colegiado do Curso. Para obter o certificado em formação complementar, o aluno deverá cumprir uma carga horária mínima de 360 horas (24 créditos) em atividades acadêmicas curriculares dos cursos de graduação já existentes na UFMG.

O que são cursos de formação complementar?

Formação complementar: Inserir curso, programa de aperfeiçoamento, atividade de extensão que não seja curso acadêmico formal. Exemplos: Oficinas, Cursos de idiomas, Treinamentos e etc.

O que colocar na formação acadêmica de um currículo?

  1. Coloque a formação acadêmica em ordem cronológica. ...
  2. Informe o nome do curso + nome da instituição + ano de conclusão. ...
  3. Dê destaque ao nome da instituição de ensino. ...
  4. Inclua os cursos livres e as certificações que fez durante o curso. ...
  5. Filtre informações de formação acadêmica relevantes. ...
  6. Tenha atenção à apresentação de dados.

O que entra em formação complementar no currículo?

Formação complementar: Inserir curso, programa de aperfeiçoamento, atividade de extensão que não seja curso acadêmico formal. Exemplos: Oficinas, Cursos de idiomas, Treinamentos e etc.

O que é formação complementar aberta?

O percurso que o aluno vai seguir é definido conjuntamente com o Colegiado do Curso. As disciplinas e atividades acadêmicas a serem cursadas devem apresentar conexão conceitual com a área de formação e atuação profissional do pedagogo.

O que é formação transversal UFMG?

Formações Transversais É formada por um conjunto de disciplinas que compõem um 'mini-currículo', abordando uma temática específica. ... O estudante que concluir uma Formação Transversal terá direito a um certificado próprio da formação. São abertas a estudantes de todos os cursos de graduação da UFMG.

O que colocar no currículo cursos?

A primeira maneira de incluir cursos e certificados em um currículo é também a mais utilizada. Geralmente os candidatos optam por inserir essas informações na seção de educação. Se você está procurando um lugar em suas seções de currículo atuais para certificações, a seção “Educação” é a opção mais lógica.

Como colocar no currículo que concluiu o Ensino Médio?

Caso esteja cursando o ensino médio, deve-se preencher esse campo informando o ano de conclusão do Ensino fundamental e a previsão de conclusão do Ensino Médio. Se o candidato já possui ensino médio completo, não é necessário colocar o ensino fundamental, apenas o Ensino Médio.

O que colocar em formação complementar no currículo Lattes?

Formação complementar: Inserir curso, programa de aperfeiçoamento, atividade de extensão que não seja curso acadêmico formal. Exemplos: Oficinas, Cursos de idiomas, Treinamentos e etc. Atuação profissional: Experiências profissionais com ou sem vínculo empregatício.

O que é formação transversal?

As Formações Transversais são atividades acadêmicas que abordam temáticas de interesse geral visando incentivar a formação de espírito crítico e de visão aprofundada em relação às grandes questões do país e da humanidade.