:

O que acontece quando um decreto é revogado?

O que acontece quando um decreto é revogado?

A norma revogada sai do sistema, interrompendo o curso da sua vigência. Mas revogar não significa sempre eliminar toda a eficácia, pode ocorrer como na Ultratividade em que uma norma tenha sido revogada, mas que os seus efeitos permaneçam mesmo diante da nova legislação (aliás, a eficácia não é revogada, mas anulada).

Quando um decreto municipal pode ser revogado?

Normalmente um decreto é revogado por outro decreto, assim como uma lei revoga outra lei, portanto nada impede de que se faça um decreto retificando ou anulando decreto anterior.

Quando um decreto revoga o outro?

Qualquer decreto pode ser revogado por outro posteriormente, tirando sua validade. A Constituição Federal é a lei máxima de um país, portanto, qualquer lei, decreto que vá de em contrário a constituição vigente é automaticamente revogado quando da sua promulgação.

Como consultar lei?

b) No aplicativo Infoleg, por meio do menu "Legislação", é possível consultar o texto das principais normas (como a Constituição Federal e os regimentos internos da Câmara e do Senado Federal). Serviço online disponível 24x7 (24 horas, 7 dias por semana).

Qual o tempo de validade de uma lei?

45 dias O termo a quo da vigência da lei é estabelecido livremente pelo legislador. Caso inexista, aplica-se o prazo de 45 dias previsto no art. 1º da LICC. Esse período entre a publicação e a sua entrada em vigor é chamado de vacatio legis.

O que significa revogar uma norma jurídica?

Revogar significa tirar de vigor uma norma jurídica, mediante a colocação em vigor de outra mais nova. Há normas jurídicas que não podem ser revogadas, conforme a CF, mas a regra é que as normas podem ser revogadas, isto é, podem deixar de ter vigência quando substituídas por outras.