:

O que é arterite de células gigantes?

O que é arterite de células gigantes?

A arterite de células gigantes é uma inflamação crônica das artérias grandes e médias da cabeça, pescoço e parte superior do corpo. Normalmente, são afetadas as artérias temporais, que percorrem as têmporas e irrigam de sangue uma parte do couro cabeludo, os músculos mandibulares e os nervos ópticos.

Qual exame detecta arterite temporal?

A maneira mais definitiva de confirmar o diagnóstico de arterite temporal é fazer uma biópsia da artéria temporal. Os possíveis exames de imagem para o diagnóstico são a angiografia por ressonância magnética, a ultrassonografia com Doppler e a tomografia por emissão de pósitrons.

O que a arterite temporal pode causar?

A arterite temporal faz parte do grupo das vasculites, doenças heterogêneas que apresentam em comum um processo inflamatório na parede vascular, podendo levar à estenose, obstrução e trombose, com consequente isquemia tissular, aneurisma ou hemorragia.

Como descobrir arterite temporal?

O diagnóstico da arterite temporal é feito através da avaliação clínica pelo clínico geral ou reumatologista, além da realização de exames de sangue, que demonstram inflamação, como a elevação dos níveis VHS, que pode atingir valores acima de 100mm.

O que pode ser têmporas inchadas?

A arterite temporal (por vezes chamada de arterite de células gigantes ou vasculite necrotizante) é uma vasculite (inflamação dos vasos) que afeta principalmente o revestimento interno das artérias do sistema carotídeo, as quais se dirigem à cabeça , especialmente às têmporas.

Onde fica localizada a artéria temporal?

A artéria temporal é uma artéria situada na frente da orelha. A artéria temporal superficial pode ser sentida através da pele nas partes laterais da testa. A inflamação da artéria temporal pode estar na origem de uma doença inflamatória dos vasos, a doença de Horton.

O que a artéria temporal irriga?

das peças dissecadas, a presença de duas artérias principais foi observada. Uma delas, irrigando a porção anterior do músculo, pode ser chamada de artéria temporal profunda anterior. A outra artéria (temporal profunda posterior) irriga as porções média e posterior do músculo.

Onde se localizam as têmporas?

Significado de Têmporas substantivo feminino plural [Anatomia] Conjunto das partes situadas na região lateral da cabeça, entre o olhos e as orelhas; fonte.

Onde fica a véia temporal?

A veia temporal superficial é uma veia da cabeça. Segue o trajeto da artéria temporal superficial, fazendo a drenagem do couro cabeludo, a região temporal e a parte da regiao frontal e da concha da orelha. Ela se origina como plexo de pequenas veias em um dos lados.

O que a artéria Masseterica irriga?

A artéria massetérica inferior tem esse nome para se diferenciar da massetérica, que se origina da artéria maxilar interna e é a principal artéria que irriga o músculo masseter.

Como preencher as têmporas?

Como é feito? A região poderá ser anestesiada topicamente, com creme, ou pode ser realizado um botão anestésico com agulha, para posterior entrada da cânula. O produto será injetado nas temporas através de uma agulha ou microcânula.

Para que serve as têmporas?

Têmpora é um medicamento anticonvulsivante, com múltiplos mecanismos de ação, eficaz no tratamento da epilepsia e na profilaxia da enxaqueca. O topiramato influencia vários processos químicos no cérebro, reduzindo a hiperexcitabilidade de células nervosas, que pode causar crises epilépticas e crises de enxaqueca.

Onde ficam as têmporas?

Significado de Têmporas substantivo feminino plural [Anatomia] Conjunto das partes situadas na região lateral da cabeça, entre o olhos e as orelhas; fonte.

O que irriga a artéria angular?

A artéria angular é a parte da facial que segue ao longo do nariz até o ângulo interno do olho para suprir as pálpebras. O maior ramo da carótida externa é a artéria maxilar que se divide em uma parte auricular profunda com ramos para: o meato auditivo externo, a.

O que a artéria Mentoniana irriga?

A A. alveolar inferior então penetra o forame mandibular, atravessa todo o canal intraósseo até o forame mentual, onde emite um grande ramo colateral, a artéria mentoniana, que vasculariza os tecidos moles do mento.

Onde fica a têmporas?

Significado de Têmporas substantivo feminino plural [Anatomia] Conjunto das partes situadas na região lateral da cabeça, entre o olhos e as orelhas; fonte.