:

Quais são as características das briófitas e pteridófitas?

Quais são as características das briófitas e pteridófitas?

Nas briófitas, eles estão ausentes, e o transporte de água e nutrientes é feito de célula em célula, por difusão – um processo muito lento. Nas pteridófitas, por outro lado, a seiva corre por vasos condutores, são plantas vasculares, o que garante maior velocidade no seu transporte ao longo de todo o vegetal.

Quais as principais estruturas das pteridófitas?

Estrutura Corporal: Caule, Raízes e Folhas Possuem corpo organizado em caule, raiz e folhas. O caule é a estrutura que sustenta as folhas e faz o transporte da seiva através dos tecidos condutores pela planta. Em muitas samambaias ele cresce subterrâneo ou paralelo à superfície do solo, sendo chamado rizoma.

Como é a estrutura da pteridófitas?

Estrutura corpórea das pteridófitas O corpo das pteridófitas possui três órgãos bem definidos: raiz, caule e folhas. Normalmente, o caule é subterrâneo nesses indivíduos, se desenvolvendo de forma horizontal no solo, ele é chamado de rizoma. Entretanto, podemos encontrar também caules aéreos como nos xaxins.

Qual a principal característica evolutiva das pteridófitas em relação às briófitas?

Diferentemente das briófitas, as pteridófitas apresentam o corpo organizado em raiz, caule e folha. Apresentam raízes verdadeiras, que permitem sua fixação ao solo e a absorção de água e sais minerais; esses materiais são distribuídos rapidamente por toda a planta. ... O caule é subterrâneo, sendo denominado rizoma.

Qual a principal característica evolutiva das pteridófitas em relação às briófitas *?

As pteridófitas são bastante dependentes de ambientes úmidos, não tanto quanto as briófitas, principalmente por causa de sua reprodução. Esse grupo vegetal apresenta agora vasos condutores, ou seja, elas podem ter um tamanho maior se compararmos comas as briófitas.

São as características das briófitas?

As briófitas são plantas avasculares (não possuem vasos condutores de seiva) que crescem em solos úmidos, pedras ou troncos de árvores, sendo os musgos seus principais representantes. ... O esporófito das briófitas é diploide (2n) e é menos desenvolvido e de curta duração.

Quais as partes de uma Pteridófita?

O corpo das pteridófitas possui raiz, caule e folha. O caule das atuais pteridófitas é em geral subterrâneo, com desenvolvimento horizontal. Mas, em algumas pteridófitas, como os xaxins, o caule é aéreo. Em geral, cada folha dessas plantas divide-se em muitas partes menores chamadas folíolos.

Quais são as estruturas das briófitas?

Estrutura das briófitas Essas estruturas são chamadas de rizoides, cauloides e filoides porque não têm a mesma organização de raízes, caules e folhas dos demais grupos de plantas (a partir das pteridófitas). ... Na organização das raízes, caules e folhas verdadeiras verifica-se a presença de vasos condutores de nutrientes.

Quais são as características evolutivas das angiospermas?

A novidade evolutiva presente nas angiospermas em comparação com esses outros grupos de plantas é a presença de flores e frutos. As flores são estruturas da planta onde são produzidos os gametas masculinos e os gametas femininos.

Quais as características corretas sobre a fase de gametófito das pteridófitas?

O gametófito das pteridófitas é chamado de protalo. Ele possui a forma de um coração, é bem menor que o esporófito e é de curta duração. Quando os esporófitos amadurecem, eles produzem esporos haplóides (n) através de meiose, no interior de estruturas chamadas de esporângios.

São características das briófitas a fase gametófito?

(PUC-MG) São características das briófitas: a) fase gametofítica dominante, esporófito dependente do gametófito, fecundação dependente da água. ... As briófitas são plantas que dependem da água para sua reprodução e apresentam ciclo de vida com alternância de geração.

Qual a principal característica das hepáticas dos Antóceros?

Esse grupo de plantas apresentam características em comum com as algas, como os cloroplastos bem desenvolvidos e a reprodução sexuada do tipo oogâmica, em que ocorre a presença de uma oosfera grande e imóvel (gameta feminino) e um anterozoide menor e flagelado (gameta masculino).

São características das briófitas fase Gametofítica dominante?

(PUC-MG) São características das briófitas: a) Fase gametofítica dominante, esporófito dependente do gametófito, fecundação dependente da água. ... Nas briófitas, o gametófito é a fase de vida dominante, e o esporófito desenvolve-se sobre ele, sendo nutricionalmente dependente do gametófito.

Quais são os representantes do grupo das Talófitas e suas principais características?

Possuem nutrição autotrófica; Compreendem as algas pardas ou marrons (feofícias ou feófitas), vermelhas (rodofíceas ou rodófitas) e verdes (clorofíceas ou clorófitas); A reprodução é sexuada e assexuada, por ciclo reprodutivo alternante e haplodiplobionte, ou por fragmentação. São algas do reino protista.

Quais são as partes das briófitas?

A briófita é dividida em três estruturas básicas: rizoides, cauloides e filoides. Observe que a estrutura dessas plantas não é igual às das demais plantas que possuem: raiz, caule e folhas. ... Os filoides são estruturas clorofiladas e capazes de fazer fotossíntese.

Quais são as partes do corpo de uma Angiosperma?

O corpo da maioria das plantas angiospermas é dividido em duas partes principais, uma localizada sob o solo, constituída pelas raízes, e outra área constituída pelo caule, folhas, flores e frutos.