:

Quais são os cuidados de enfermagem com sonda nasogástrica?

Quais são os cuidados de enfermagem com sonda nasogástrica?

Quais os cuidados necessários no seu uso?
  • Higienização. Como o tubo é muito fino, pode se entupir facilmente. ...
  • Fixação. Para evitar retrações e o deslocamento da sonda, ela deve ser fixada à pele do paciente com um esparadrapo ou uma fita hipoalergênica. ...
  • Aspiração. ...
  • Posição adequada. ...
  • Administração da dieta. ...
  • Troca da sonda.

Como cuidar de um paciente com sonda?

6 passos para alimentar uma pessoa com sonda
  1. Colocar um pano debaixo da sonda nasogástrica para proteger a cama ou a pessoa de restos de comida que possam cair da seringa. ...
  2. Dobrar a ponta da sonda nasogástrica, apertando bem para que não entre ar no tubo, como mostra a imagem, e retirar a tampa, colocando-a sobre o pano.

Pode aspirar paciente com sonda nasoenteral?

Pode ocorrer aspiração do conteúdo gástrico, se a sonda nasoenteral estiver em posição pós-pilórica? Sim. Os pacientes que recebem alimentação enteral pós-pilórica podem aspirar o conteúdo gástrico ou regurgitar fórmulas provenientes do intestino.

Qual o objetivo da sonda nasogástrica?

A sondagem nasogástrica/orogástrica (inseridas pelo nariz ou boca, respectivamente), é utilizada com a finalidade de descompressão gástrica; diagnosticar a motilidade intestinal; administrar medicamentos e alimentos; tratar uma obstrução ou um local com sangramento e obter conteúdo gástrico para análise.

Quais os cuidados de enfermagem com sondas e drenos?

Lavar as mãos, secá-las e usar álcool 70% sempre que manipular o dreno. Clampear o dreno para que não haja entrada de ar, ao término da manipulação soltar o clampe. Manter o selo-d'água e trocar a cada 12-24 horas. Posicioná-lo no piso, com suporte adequado, e nunca elevá-lo acima do tórax sem que esteja fechado.

Como é a alimentação por sonda?

A sonda é lubrificada e inserida no nariz e passa pela garganta. A sonda pode causar engasgos quando entra pela garganta, por isso, a pessoa é instruída a engolir ou é dado água através de um canudo para ajudar na deglutição. Engolir pode diminuir ou evitar engasgos e ajudar a sonda a passar pela garganta.

Como alimentar uma pessoa com sonda nasal?

Como alimentar uma pessoa com sonda
  1. Coloque um pano debaixo da sonda nasogástrica para proteger a cama ou a pessoa de restos de comida que possam cair da seringa. ...
  2. Dobre a ponta da sonda nasogástrica, aperte bem para que não entre ar no tubo, como mostra a imagem, e retire a tampa, colocando-a sobre o pano.

Pode reutilizar sonda de aspiração?

A aspiração da cânula traqueal é um cuidado frequente na rotina dessas famílias, a este respeito, conforme estudo, as sondas de aspiração podem ser usadas mais de uma vez antes de serem descartadas no lixo, se o paciente necessitar de aspirações frequentes.

Quais as complicações existente quando o paciente com sonda?

As complicações mecânicas e operacionais estão relacionadas ao aparato técnico e operacional da Terapia Nutricional Enteral. Entre elas estão a obstrução da sonda, deslocamento da sonda, erosões e necrose nasal. A administração inadequada durante o manuseio da dieta enteral também pode ser outra causa.

Quando indicar sonda nasogástrica?

Indicações de Sondagem Nasogástrica: trato gastrointestinal funcionante, mas com impossibilidade ou insuficiência de alimentação por VO (distúrbio de Page 2 deglutição, redução do nível de consciência, anorexia).

O que é sonda nasogástrica aberta?

Sonda Nasogástrica Aberta: Quando o objetivo é drenar líquidos intra-gástrico, a saber: esverdeado (bile), borra de café (bile + sangue), sanguinolenta (vivo, escuro), amarelado. Sonda Levine nº 20 ou 22.

Qual a diferença de dreno para sonda?

Sondas ou catéteres são tubos inseridos no organismo para a infusão ou retirada de fluidos. Drenos são materiais inseridos no interior de espaços ou cavidades para possibilitar a saída de conteúdos ali presentes (como ar ou fluidos).

Como os drenos e sondas podem ser classificados quanto ao seu material?

Podem ser de plástico, látex, silicone, téflon, polietileno. A flexibilidade é variável (semi-rígida ou flexíveis). Podem ter um lúmen ou mais.

Porque o paciente se alimenta por sonda?

A sonda alimentar é um instrumento utilizado para nutrir e hidratar pessoas que não comem e não bebem líquidos. Normalmente, são utilizadas em pessoas que não podem mais comer, por inúmeros motivos. Ou seja, pessoas com dificuldades de engolir ou até mesmo daquelas que não se alimentam por falta de apetite.

Quem usa sonda pode se alimentar pela boca?

Não. O recurso é utilizado exclusivamente durante o período em que o paciente não consegue ou não quer se alimentar pela boca. Assim que o hábito voltar ao normal, a sonda alimentar pode ser removida pelo médico responsável pelo acompanhamento da condição.

Pode reutilizar sonda de alívio?

Na sondagem vesical realizada no domicílio, seguindo-se os princípios abaixo, é possível reutilizar a sonda vesical de alívio sem aumento do risco de infecção por bactéria diferente daquela do indivíduo.

Quais são as técnicas de aspiração?

Quanto à sequência de aspiração, a maioria dos profissionais segue: tubo ou traqueostomia, cavidade nasogástrica e orogástrica, utilizando a mesma sonda para aspirar da área estéril para a área limpa.