:

O que é resistência vascular periférica?

O que é resistência vascular periférica?

Resistência Periférica Total (RP): É a oposição oferecida pelo sistema circulatório à Pressão Arterial. Medida pela constrição dos vasos sanguíneos.

O que é o RVP?

RVP = Resistência Vascular Periférica. PA = Pressão Arterial.

Quais fatores determinam a resistência vascular?

O fluxo por um vaso sanguíneo é inteiramente determinado por dois fatores: (1) a diferença de pressão entre as duas ex- tremidades do vaso, que é a força que empurra o sangue adiante pelo vaso, e (2) o obs- táculo ao fluxo sanguíneo pelo vaso, que é denominado resistência vascular.

O que é a resistência vascular sistêmica?

Resistência periférica total é o somatório das resistências que todos os pequenos vasos do sistema circulatório opõem ao fluxo sanguíneo. As resistências vasculares sistémicas evidenciam-se pela pressão arterial diastólica.

Qual o índice cardíaco normal?

é muito boa (n= 50; r= 0,86) (Fig....Monitorização Hemodinâmica.
Pressão arterial sistêmica (PAS)
Média (PAPm)15 – 20 mmHg
Pressão média de capilar pulmonar (PCP)8 – 12 mmHg
Pressão média de átrio direito (PAD)5 – 10 mmHg
Índice cardíaco (IC) = Débito cardíaco (DC)/superfície corpórea2,8 – 4,2 L/min/m2

Qual o perigo da pressão diastólica elevada?

O senso comum diz que o aumento da pressão arterial diastólica (o segundo valor da medição) é mais grave que o da sistólica (o primeiro). Na verdade, não é bem assim. Quando estão elevadas, ambas oferecem riscos. É o que assegura o médico Luiz Bortolotto, da Sociedade Brasileira de Cardiologia.

Como calcular a resistência vascular periférica?

Figura 1 - Curvas de passagem de cateter de artéria pulmonar: átrio direito ( AD ), ventrículo direito ( VD ), artéria pulmonar ( AP ) e pressão de capilar pulmonar ( PCP )....Monitorização Hemodinâmica.
Pressão arterial sistêmica (PAS)
Resistência vascular pulmonar (RVP) = [(PAPm – PCP)/DC] x 801 dinas/seg/cm-5

Quais são os fatores que determinam o débito cardíaco?

O débito cardíaco (DC) aumentará por duas causas: maior volume sistólico e maior FC durante o exercício, em virtude da demanda de fluxo sanguíneo e O2 dos músculos que estão trabalhando.

Como é feita a regulação do débito cardíaco?

O débito cardíaco é controlado, principalmente pela soma de todos os fluxos teciduais locais. A pressão arterial é controlada de forma independente do fluxo sanguíneo local ou do débito cardíaco.

Quais as funções do fluxo sanguíneo?

Transportar nutrientes, eliminar produtos do metabolismo, levar hormônios de uma parte do corpo a outra. Intensidade do fluxo sanguíneo nos tecidos depende da sua necessidade de nutrientes.

O que é Irvs?

IRVS – índice de resistência vascular sistêmica; IC – índice cardíaco.

Qual o valor de referência do DC?

O débito sistólico corresponde a quantidade de volume ejetado a cada batimento, normalmente está próximo de 70ml. Com isso temos: DC = FC x DS → DC = 75 X 70 → DC = 5.250 ml/min.

O que fazer quando a pressão diastólica está alta?

Ele deve ser feito através de remédios controladores da pressão e hábitos saudáveis (diminuir a quantidade de sal na alimentação, bebidas alcoólicas, controlar o peso, fazer exercícios físicos, evitar o fumo e controlar o estresse).

O que é aumento da resistência vascular?

A resistência total é menor que a resistência de um vaso sanguíneo isolado. O aumento da resistência em qualquer um dos vaso aumenta a resistência vascular total. A adição de vasos sanguíneos reduz a resistência vascular total, pois muito vasos são paralelos facilitando o fluxo de sangue pelos tecidos.