:

O que é a taquicardia por reentrada nodal?

O que é a taquicardia por reentrada nodal?

A taquicardia por reentrada nodal apresenta ritmo regular, com freqüência cardíaca entre 1 bpm. As ondas P na maioria dos casos não são visíveis devido a ativação concomitante de átrios e ventrículos. Num percentual menor (35%) a onda P vem após o QRS (intervalo RP' < 70 ms).

O que é circuito de reentrada?

A reentrada é um distúrbio da condução do impulso que requer a presença de dissociação longitudinal na condução do impulso elétrico, uma zona de condução lenta e um bloqueio unidirecional (Figura 2), o que ocasiona a perpetuação da ativação no circuito da taquicardia.

Quais os perigos da taquicardia supraventricular?

Apesar do risco de eventos cardiovasculares graves ser baixo durante as crises de Taquicardia Supraventricular, a doença possui uma natureza imprevisível. A longo prazo, a tendência é que o excesso de esforço gerado pela taquicardia durante a vida do paciente provoque um enfraquecimento do músculo do coração.

Quais são as taquicardias supraventriculares?

As taquicardias supraventriculares são arritmias que aceleram subitamente os batimentos cardíacos e se originam nas câmaras superiores do coração (átrios). Podem ser secundárias a focos de atividade elétrica anormal ou a circuitos de reentrada (vias acessórias, Wolff-Parkinson-White e reentrada nodal).

Qual é o tratamento para taquicardia sinusal?

O tratamento da taquicardia sinusal deve ser indicado pelo cardiologista e geralmente inclui o uso de remédios como ivabradina, betabloqueadores ou bloqueadores dos canais de cálcio, para diminuir os batimentos cardíacos.

O que é taquicardia sinusal tem cura?

Na maioria das vezes a taquicardia sinusal não precisa tratamento, porque é uma resposta esperada do organismo. Contudo, em casos como hipertireoidismo, podem requerer tratamento.

Qual a fisiologia da arritmia cardíaca?

A fisiopatologia das arritmias envolve mecanismos diversos, relacionados à automaticidade na geração do impulso, pós-despolarização e disparo do automatismo e condução do impulso.

Como ocorre a taquicardia fisiologia?

A fisiopatologia por trás das causas não cardíacas de taquiarritmias depende da patologia subjacente. No caso de hipovolemia e hipotensão, o aumento da frequência cardíaca é uma resposta reflexa à diminuição do débito cardíaco.

Quem tem arritmia cardíaca pode morrer?

As arritmias cardíacas podem trazer uma série de complicações graves, inclusive o óbito. Desmaios, insuficiência cardíaca, edema agudo de pulmão, AVC e parada cardíaca são algumas das complicações da doença.

O que é taquicardia não sustentada?

A taquicardia ventricular não sustentada por definição são três ou mais batimentos consecutivos com uma frequência cardíaca maior que 100 bpm, que ultrapasse 30 segundos.

Quais os tipos de taquiarritmias supraventriculares?

As principais taquicardias supraventriculares são (Tabela 1): taquicardia por reentrada nodal (TRN), taquicardia por reentrada atrioventricular (TAV), flutter atrial e taquicardia atrial (TA). A fibrilação atrial (FA), que é a taquicardia supraventricular mais prevalente, será abordada em capítulo específico.

O que fazer na taquicardia supraventricular?

O tratamento da taquicardia supraventricular paroxística (TSP) sempre inicia com tentativas de aumentar o tônus vagal, como a manobra de valsava ou a massagem do seio carotídeo.

O que significa taquicardia sinusal é perigoso?

Em alguns casos, a taquicardia pode não causar sintomas ou complicações. Mas se não for tratada, a taquicardia pode alterar a função cardíaca normal e levar a complicações, como Insuficiência cardíaca.

Qual a classificação da arritmia cardíaca?

Definição. As arritmias cardíacas são alterações na atividade elétrica normal do coração e podem ser classificadas em bradiarritmias, definidas por frequência cardíaca (FC) menor do que 50 bpm, ou taquiarritmias, FC maior do que 100 bpm (Quadro 1.1).

O que é arritmia por reentrada?

Distúrbios na condução do impulso: Reentrada: a ativação do impulso nervoso pode persistir em uma região do coração, pelo tempo suficiente para que o tecido adjacente recupere a excitabilidade. Assim, o mesmo impulso volta a excitar o coração.

Quais são os tipos de taquicardia?

Existem diferentes tipos de taquicardia, que estão relacionados diretamente ao local do coração onde o problema no ritmo acontece. Entre eles, é possível destacar taquicardia atrial, taquicardia ventricular, taquicardia sinusal e taquicardia supraventricular.

O que pode acontecer com quem tem arritmia cardíaca?

R: Quando não diagnosticada e tratada corretamente, a arritmia cardíaca pode provocar parada cardíaca, doenças no coração e a morte súbita.

Quem tem arritmia no coração?

A arritmia cardíaca é uma condição caracterizada pela falta de ritmo nos batimentos do coração. Ela pode ser sintoma de algum problema (físico ou psicológico) para o organismo ou fruto de um desequilíbrio do próprio órgão.

Quais são as arritmias atriais?

Arritmias Atriais
  • Fibrilação atrial;
  • Flutter atrial;
  • Taquicardia atrioventricular por reentrada nodal (TRN);
  • Síndrome de Wolff-Parkinson-White (WPW).