Por que e como os portugueses fizeram a ocupação do território brasileiro?
Por que e como os portugueses fizeram a ocupação do território brasileiro?
A ocupação do território brasileiro se iniciou com pequenos arraiais espalhados em diversas localidades. Tais ocupações aconteceram devido à necessidade européia de ampliar suas atividades comerciais, o que fez com que procurassem novos produtos e novas áreas a serem exploradas.
Onde teve início o processo de ocupação do território no Brasil e quais atividades contribuíram para a ocupação?
Nos séculos XVI e XVII a lavoura canavieira e a criação de gado foram atividades que contribuíram para a efetivação da ocupação do espaço brasileiro.
Onde começou a ocupação do território brasileiro?
Os fatos históricos que foram importantes para o processo de povoamento do território brasileiro. A faixa litorânea do Brasil foi a primeira área a ser ocupada. Quando os portugueses se encontravam no Brasil, eles tinham como principal objetivo explorar os recursos naturais existentes no interior do país.
Como foi o início da ocupação europeia no território brasileiro?
O início da ocupação europeia no território brasileiro, a partir do século XVI, foi parte da expansão territorial portuguesa no Atlântico, estimulada pela Revolução Comercial, que tornara a Europa sedenta por produtos tropicais, além de minerais.
Qual a relação entre o processo de ocupação e a formação do território brasileiro?
A ocupação e formação territorial brasileira foram fundamentalmente pautadas pelos tratados territoriais e ciclos econômicos. Faz-se necessário assim, entender as relações políticas, econômicas e sociais da formação territorial, partindo da colonização do território pela coroa portuguesa.
Como foi o processo de ocupação do Nordeste?
A região interior do Nordeste foi ocupada com a atividade de criação de gado. Esta atividade econômica era complementar à produção açucareira. Além da produção de carne e leite, o gado era usado como transporte de cargas e também para movimentar os engenhos (máquinas) de moer a cana-de-açúcar.
Onde se iniciou a ocupação portuguesa no Brasil?
No ano de 1530, o expedicionário Martim Afonso de Sousa fundou o primeiro centro de exploração colonial no litoral do atual Estado de São Paulo. Essa primeira ocupação deu origem à Vila de São Vicente que, tempos depois, teria a companhia de outros focos de ocupação localizados na região do Planalto de Piratininga.
Quais foram os fatores que contribuíram para a ocupação e a expansão do território brasileiro resumo?
A expansão e a ocupação do território brasileiro foram ocasionados por diversos fatores, entre os quais destacam-se as atividades econômicas, as expedições para expulsão de estrangeiros, a busca de riquezas minerais e de índios para escravizar.
Onde começou a ocupação do território brasileiro pelos portugueses?
A primeira forma de ocupação do território brasileiro foi por meio das capitanias hereditárias, sistema instituído no Brasil, em 1536, pelo rei de Portugal, Dom João III. Foram criadas 14 capitanias, divididas em 15 lotes e distribuídas a 12 donatários, que eram representantes da nobreza portuguesa.
Quando e por quem foi iniciado o processo de ocupação e formação do território brasileiro?
A formação do território brasileiro resultou de processo de expansão iniciado com a chegada dos europeus, precisamente pelos PORTUGUESES na ocupação de parte da América, no século XVI, em 1500. Essas terras já eram habitadas por diversos povos indígenas.
O que é uma formação territorial?
A formação territorial do Brasil remonta ao século XV, durante a Era dos Descobrimentos. Para evitar conflitos entre as monarquias ibéricas, Espanha e Portugal assinaram o Tratado de Tordesilhas em 1494. Esse acordo estabelecia os limites das terras a serem ocupadas na América.
Como ocorre a formação de um território?
O geógrafo Marcelo Lopes de Souza, por exemplo, cita que o processo de formação territorial nem sempre ocorre por meio de expressões concretas sobre o espaço. ... Dessa forma, podemos compreender que o território possui vários níveis, variando desde o local até o global.
Como foi o processo histórico de ocupação do Agreste?
O Rio São Francisco, também chamado de Rio dos Currais, favoreceu o desenvolvimento da pecuária durante os séculos XVI e XVII, e, consequentemente, permitiu a ocupação das sub-regiões: Agreste e Sertão do Nordeste. Durante o Período Colonial, a mão de obra escrava foi de suma importância para a exploração das riquezas.
Quais produtos ou formas de ocupação empregam mais pessoas no Nordeste?
Agricultura e pecuária trazem bastante força econômica. A cana-de-açúcar ainda é o produto mais importante, principalmente para Paraíba, Pernambuco e Alagoas. Soja e cacau se destacam na Bahia.
Como se deu o processo de ocupação do Nordeste?
A região interior do Nordeste foi ocupada com a atividade de criação de gado. Esta atividade econômica era complementar à produção açucareira. Além da produção de carne e leite, o gado era usado como transporte de cargas e também para movimentar os engenhos (máquinas) de moer a cana-de-açúcar.
Quais foram os principais fatores responsáveis pela ocupação do território brasileiro?
A expansão e a ocupação do território brasileiro foram ocasionados por diversos fatores, entre os quais destacam-se as atividades econômicas, as expedições para expulsão de estrangeiros, a busca de riquezas minerais e de índios para escravizar.
Quais foram os fatores que contribuíram para a expansão do território brasileiro?
Essencialmente, a diversidade de atividades que se desenvolveram no Brasil Colônia, a expansão demográfica e a crise do ciclo de cana de açúcar no Nordeste foram os fatores que mais influenciaram a expansão territorial do nosso país.
Quais foram os 3 elementos que foi relevante para expansão territorial brasileiro?
A busca de mão-de-obra indígena, a pecuária e a mineração são atividades que resultam na expansão da ocupação portuguesa para áreas além dos limites do Tratado de Tordesilhas. Essa expansão é estimulada pela Coroa portuguesa velada ou abertamente.
Como foi o processo histórico de ocupação do sertão?
Os colonizadores portugueses conquistaram o sertão: formando cidades e vilas, plantando canaviais, extraindo metais preciosos ou criando gado. Impunham a autoridade do rei, difundiam a fé cristã e transformavam índios e negros africanos em escravos.
Como a Coroa Portuguesa organizou o território brasileiro no período de ocupação uma vez que não havia fronteiras definidas?
Na década de 1530, a Coroa Portuguesa implementou uma política de colonização para a terra recém-descoberta que se organizou por meio da distribuição de capitanias hereditárias a membros da nobreza, porém esse sistema malogrou, uma vez que somente as capitanias de Pernambuco e São Vicente prosperaram.