:

Qual o teor de proteína do capim napier roxo?

Qual o teor de proteína do capim napier roxo?

Ressalta-se que os teores PB do capim-elefante cultivar Roxo observados neste experimento estão dentro dos limites reportados por Carvalho (1985), 2% a 18%, com média de 9,4%.

Para que serve o capim roxo?

Gramínea de origem Africana, possui ciclo vegetativo perene, raiz fasciculada, porte elevado, crescimento ereto e cespitoso. Muito utilizado como forragem picada verde “in natura” e ensilagem. Apresenta digestibilidade e palatabilidade satisfatória.

Como plantar capim elefante roxo?

Deve ser realizado no início do período chuvoso. As mudas devem ser retiradas de plantas com mais de 100 dias de idade e devem ser colocadas horizontalmente em sulcos com 15-20 cm de profundidade tomando o cuidado de cruzar o pé de uma planta com a ponta de outra, pois as gemas da ponta da planta não brotam bem.

Qual o teor de proteína do capim-elefante?

Potencial de produção e valor nutritivo Conforme explica Morenz, "quando o capim é cortado aos cinquenta dias, chega a ter 10% de proteína bruta, índice superior ao da silagem de milho, com cerca de 7%". O teor de proteína cai para 6,5%, com o corte aos 90 dias e 5,5%, cortado aos 110 dias.

Qual proteína do Capiacu?

A forragem da planta inteira da cultivar BRS Capiaçu apresenta média de 8% e 6% de proteína bruta aos dias de crescimento, respectivamente.

Quantos porcento de proteína tem o capim Kurumi?

O valor nutritivo também é um dos pontos fortes desta cultivar. Os teores de proteína bruta (PB) têm variado entre 18 e 20% e os coeficientes de digestibilidade entre 68 e 70%, considerando o extrato acima da altura do resíduo.

Qual os benefícios do Capim-elefante?

O capim-elefante, além da aplicação na nutrição para bovinos , principalmente para vacas em período de lactação, é também uma opção de fonte alternativa de energia. Originário da África, ele possui grande variabilidade genética e o seu alto rendimento e qualidade são um dos aspectos mais estudados na cultura.

Qual a utilidade do Capim-elefante?

O capim-elefante e uma forrageira tradicional utilizada na alimentação de rebanhos leiteiros, sob a forma de capineira e, em menor escala, como forragem conservada. Atualmente, e crescente a demanda de informações acerca da produção intensiva de leite a base de pasto, especialmente de capim-elefante.

Qual a melhor maneira de plantar capim elefante?

O plantio do capim-elefante é feito em sulcos com 20 cm de profundidade e espaçamento variando de 50 a 80 cm. A primeira adubação em cobertura deve ser realizada 60 a 70 dias após o plantio, depois do pastejo de uniformização.

Qual a melhor época para plantar capim elefante?

Em dia de campo, Embrapa lança nova cultivar de capim-elefante
Época de plantioSul e Sudeste: preferencialmente entre os meses de outubro e janeiro. Nordeste: durante o período chuvoso.
Adubação de coberturaDeve ser realizada quando as plantas atingirem 50 cm de altura e após cada corte.

Quantos por cento têm de proteína O capim-açu?

Valor nutricional - A silagem do Capiaçu tem ainda teor de proteína próximo ao da silagem de milho, que chega a 7%. Quando o capim é cortado aos 50 dias, o nível fica em torno de 10%; e vai caindo à medida que o estágio de maturação da planta aumenta. “Com o corte aos 90 dias, o teor é de aproximadamente 6%.

Quais as características do Capim-elefante?

Seus perfilhos são aéreos e basilares, com formação de densas touceiras, mas não são capazes de cobrir o solo (PEREIRA et al., 2008). O capim elefante é bem exigente quanto a fertilidade do solo, tolerando bem a seca e queimadas, porém não apresenta grande resistência a períodos de geadas.

Qual a proteína do capim Mombaça?

Neste trabalho, os valores de proteína bruta nas doses aplicadas de: 0, 100, 3kg ha-1 de N foram: 8,7; 8,8; 9,4 e 10,6% na altura residual de 0,20m; e 7,5; 8,4; 9,1 e 10,2% na altura residual de 0,40m, no período chuvoso.

Quantos cortes da o Capiaçu?

Custo de produção da silagem de BRS Capiaçu, em três cortes/ano, para as colheitas manual e mecanizada. do capim-elefante são inferiores aos das demais si- lagens (Tabela 5).

Quantas toneladas de Kurumi por hectare?

Este material possui um potencial médio de produção de 100 toneladas de matéria verde por hectare a cada corte, sendo possível realizar de dois a cinco cortes por ano.

Qual os benefícios do capim Kurumi?

Desenvolvida pelo Programa de Melhoramento Genético de Capim-elefante da Embrapa, a cultivar BRS Kurumi possui alto teor nutritivo e elevada produção de forragem, o que permite ao produtor intensificar a produção de leite a pasto com menor uso de concentrado, altas taxas de lotação e excelente desempenho por animal.

Como deve ser realizado o manejo do capim-elefante?

Escolha da área: o capim-elefante deve ser plantado em áreas bem drenadas ou em meia-encosta mecanizável, de preferência próximo ao curral de manejo. Quando for utilizado para vacas em lactação, deve ficar próximo ao curral. Solos muito argilosos ou rasos devem ser evitados.

Qual o capim que tem mais nutriente?

Assim, o ideal é colher o capim-elefante quando ele apresenta a melhor relação entre produção de forragem e valor nutritivo.

Qual o benefício do capim colonião?

Benefícios do capim-colonião É uma ótima forrageira para regiões quentes e com boa distribuição de chuvas, pois produz um grande quantidade de massa verde, com boa palatabilidade para o gado. Além disso, pode ser usada na fitorremediação de solos que contêm metais pesados.

Qual o melhor adubo para capim elefante?

De modo geral, recomenda-se como adubação de manutenção 400 kg/ha da fórmula 20: 00: 20 (NPK), após cada corte. Após o terceiro corte fazer adubação com 400 kg/ha da fórmula 20: 05: 20 (NPK)....
NIVEISKg
MÉDIO80 P2O5
ALTO65 P2O5
MUITO ALTO50 P2O5