:

Qual a finalidade do geoturismo?

Qual a finalidade do geoturismo?

O geoturismo se apresenta como um segmento promissor da atividade turística, relacionado ao ecoturismo, com características específicas e essenciais à conservação da geodiversidade, em consonância com diversos preceitos exigidos para o desenvolvimento econômico local das comunidades.

O que é a geoconservação?

A geoconservação surge como uma necessidade de conservar e gerir o patrimônio geológico e os processos naturais associados. com o objetivo de preservar a diversidade natural (geodiversidade) de significativos aspetos e processos geológicos (substratos), geomorfológicos (formas da paisagem) e do solo, mantendo a ...

Qual o conceito de geodiversidade?

Geodiversidade é o conceito que reúne e qualifica a diversidade ou a variedade de elementos e de processos relacionados aos elementos abióticos da natureza, ou seja, os elementos que não constituem fauna e flora.

Quais são os elementos da geodiversidade?

A geodiversidade trata da diversidade natural de elementos abióticos tendo por base a geologia, geomorfologia, pedologia, possuindo grande importância enquanto testemunha científica dos acontecimentos que marcaram a história evolutiva da Terra, assim como também, seus processos que lhes deram origem no passado e que ...

O que é turismo geológico?

Geoturismo é uma forma de turismo que utiliza como principal atrativo a geologia de uma região. O geoturismo vincula-se diretamente à conservação e à promoção da geodiversidade e do patrimônio geológico e ao conhecimento do meio ambiente. ...

O que é um geoparque?

Geoparque é uma MARCA atribuída pela UNESCO para áreas que possuem patrimônio geológico de importância científica, raridade e beleza e que aplicam o conceito de proteção, educação e desenvolvimento sustentável de forma integrada.

O que é Geoeducação?

A geoeducação é um ramo científico que propõe, a partir dos objetivos, princípios, conceitos e metodologias da Educação Ambiental, se consolidar como uma das estratégias da geoconservação.

O que se entende por geodiversidade e por património geológico?

A geodiversidade é a variedade natural de materiais e processos geológicos e geomorfológicos responsáveis pela formação da paisagem que nos cerca e que constituem a base para vida na Terra. Para estudar a geodiversidade deve-se considerar diferentes escalas. ...

O que é Geopatrimônio?

Componente da geodiversidade, o geopatrimônio (Geoheritage) é formado elementos da natureza abiótica que são dotados de valores intrínsecos, ecológicos e funcionais que devem ser conservados, pois auxiliam na integridade do geossistema (SHAPLES, 2002).

O que é geodiversidade Qual é a diferença com biodiversidade e como fazem relação?

A geodiversidade é a variedade (a diversidade) de elementos e de processos relacionados aos elementos abióticos da natureza, sob qualquer forma, a qualquer escala e a qualquer nível de integração, existente no nosso Planeta (do grego gê, Terra + latim diversitate, diversidade).

O que são geoparques e quais suas características?

Para a UNESCO, um geoparque é um território de interesse geológico e geomorfológico que tenha uma estratégia de desenvolvimento responsável tanto social quanto ambientalmente. ... Essas características bastante peculiares dos locais acabam fazendo, portanto, com que esses territórios se tornem potenciais geoparques.

O que é um geoparque aspirante?

Os Geoparques são territórios reconhecidos pela UNESCO em que a “Memória da Terra” é preservada e utilizada de forma sustentável para gerar desenvolvimento para a sua comunidade.

O que se entende por património geológico?

O patrimônio geológico constitui o registro de feições notáveis da geodiversidade, representadas por sítios geológicos de valor excepcional à memória geológica da região, de importância nacional ou regional. ...

O que é Geopatrimonio?

O conceito de Geopatrimónio, como equivalente do termo inglês “Geoheritage”, tem de ser entendido como o conjunto de valores que representam a Geodiversidade do território.

Qual é a diferença entre biodiversidade e geodiversidade brasileira?

O conceito de Geodiversidade funciona como um contraponto ao de Biodiversidade, sendo o equivalente a variedade de natureza abiótica. Diante disso Gray (2004, p. ... A geodiversidade não apresenta a mesma difusão, pouco se conhece e medidas específicas de conservação são quase inexistentes.

O que têm em um geoparque?

Mas, para ser considerado um geoparque, o local deve gerar atividade econômica, notadamente através do turismo, e envolver um número de sítios geológicos de importância científica e com potencial uso didático ou turístico. ... Preservar o patrimônio geológico para as futuras gerações (geoconservação).

Qual o papel de um geoparque?

Um geoparque deve gerar atividade econômica, notadamente através do turismo, e envolve um número de sítios geológicos de importância científica, raridade ou beleza, incluindo formas de relevo e suas paisagens.

Porque é importante conservar o patrimônio geológico da nossa região?

O conhecimento científico relacionado ao patrimônio geológico também é ferramenta fundamental de proteção da geodiversidade, pois a mesma é alvo de diferentes ameaças, principalmente relacionadas a empreendimentos exploratórios. Sendo assim, um valor complementa o outro.

Como criar um geoparque?

Mas, para ser considerado um geoparque, o local deve gerar atividade econômica, notadamente através do turismo, e envolver um número de sítios geológicos de importância científica e com potencial uso didático ou turístico.

Qual a importância de preservar um patrimônio cultural brasileiro?

A valorização do patrimônio histórico cultural é a valorização da identidade que molda as pessoas. Por isso, preservar as paisagens, as obras de arte, as festas populares, a culinária ou qualquer outro elemento cultural de um povo, é manter a identidade desse povo.