O que é surf na pororoca?
O que é surf na pororoca?
Surfe na Pororoca É onde ocorre o fenômeno natural pororoca (onda produzida pelo encontro das correntes de maré com as correntes fluviais). No Pará, o surfe na pororoca acontece no efeito do encontro da água salgada do oceano Atlântico com a água doce do rio Capim, no município de São Domingos do Capim.
Qual é o fenômeno da pororoca?
O processo ocorre quando os níveis das águas oceânicas se elevam e essas invadem a foz do rio, o confronto dessas águas promove o surgimento de grandes ondas que podem atingir até dez metros de largura e cinco de altura, podendo chegar a uma velocidade que oscila entre 30 e 35 quilômetros por hora.
Quando ocorre a pororoca do rio Amazonas?
As pororocas mais violentas acontecem nos períodos de lua cheia ou nova, nos meses de março e abril. “Essa é a época de cheia no Amazonas – e também quando a influência gravitacional do Sol e da Lua sobre as marés atinge seu ponto máximo.
O que é a pororoca do rio Amazonas?
O fenômeno natural chamado de Pororoca, acontece na foz do rio Amazonas nos estados do Pará, Amapá e Maranhão. Ele ocorre ao entrar em contato com a maré do oceano Atlântico, ocasionando ondas de 3 a 6 metros de altura em extensão pelo rio de aproximadamente 20 km.
Quantas vezes por ano acontece a pororoca?
Embora a pororoca aconteça todos os dias, o período de maior intensidade no Brasil acontece entre janeiro e maio e não é um fenômeno exclusivo do Amazonas. Acontece nos estuários rasos de todos rios que desembocam no golfo amazônico e no rio Araguari, no litoral do Estado do Amapá.