:

Como funciona o Programa de Alimentação do Trabalhador?

Como funciona o Programa de Alimentação do Trabalhador?

Resumidamente, o Programa de Alimentação do Trabalhador funciona conforme uma alíquota aplicada sobre o valor total utilizado para contribuir com a alimentação dos funcionários. Exemplo: sua empresa fornece R$ 100 mensais a cada um dos 10 funcionários em benefício alimentar.

Quais são as regras do PAT?

As regras estabelecem que a contribuição financeira do trabalhador jamais pode ser superior a 20% do custo direto da refeição. Isto é: a empresa poderá descontar, no máximo, 20% do custo da alimentação do salário de seus funcionários.

Quais os benefícios do PAT?

Toda empresa que realiza seu cadastro no PAT tem direito a isenção de encargos sociais (INSS e FGTS) sobre o valor do benefício. Ao declarar imposto de renda pelo lucro real, sua empresa ainda pode contar com a dedução do incentivo fiscal por refeição cedida, limitada a 4% do imposto devido.

O que é o PAT e como funciona Quais os benefícios do PAT?

O Programa de Alimentação do Trabalhador (PAT) é um plano instituído pela Lei nº 6.. Ele incentiva empresas para que forneçam valores destinados à alimentação dos trabalhadores, com a vantagem de dedução de até 4% em seu Imposto de Renda.

O que significa PAT na folha de pagamento?

O Programa de Alimentação do Trabalhador - PAT foi instituído pela Lei nº 6.321, de 14 de abril de 1976 e regulamentado pelo Decreto nº 5, de 14 de janeiro de 1991, com a intenção de atender aos trabalhadores que ganham até cinco salários mínimos mensais.

Como é feito o desconto do PAT?

Nos termos do art. 1º, § 1º do Decreto 05/1991, a participação do trabalhador no PAT é limitada a 20% (vinte por cento) do custo direto da refeição.

O que é o PAT e como funciona?

O Programa de Alimentação do Trabalhador (PAT) é uma parceria entre Governo e empresas, visando à garantia de uma alimentação de qualidade, especialmente para trabalhadores de baixa renda. Trata-se de um programa de adesão voluntária e não obrigatória.

O que é PAT na empresa?

O Programa de Alimentação do Trabalhador (PAT) é uma parceria entre Governo e empresas, visando à garantia de uma alimentação de qualidade, especialmente para trabalhadores de baixa renda. ... Nesse caso, pode servi-los em refeições prontas ou entregá-los na forma de cesta de alimentos.

O que é Pat nutrição?

O que é o Programa de Alimentação do Trabalhador (PAT)? ... O Programa de Alimentação do Trabalhador (PAT) foi instituído pela Lei nº 6. e regulamentado pelo Decreto nº 5/1991. Prioriza atendimento aos trabalhadores de baixa renda e é estruturado na parceria entre Governo Federal, empresa e trabalhador.

Quais as desvantagens do PAT?

Além disso, a empresa credenciada no Programa de Alimentação do Trabalhador (PAT) pode abater no Imposto de Renda 4%. A desvantagem é que na dedução do imposto de renda apurado com base no lucro arbitrado ou no lucro presumido não é permitido o abatimento fiscal.

Como funciona o incentivo do PAT?

O incentivo ao PAT que será deduzido diretamente do IRPJ, corresponderá ao menor dos seguintes valores: 1) aplicação da alíquota de 15% sobre a soma das despesas de custeio realizadas com o PAT; 2) 15% de R$ 1,99 multiplicado pelo número de refeições fornecidas no período.

Qual o valor do desconto do PAT?

20% Nos termos do art. 1º, § 1º do Decreto 05/1991, a participação do trabalhador no PAT é limitada a 20% (vinte por cento) do custo direto da refeição.

O que é PAT e quais são seus objetivos?

O que é PAT (Programa de Alimentação do Trabalhador)? Criado em 1976 pelo Ministério do Trabalho e Emprego, tem como objetivo proporcionar uma melhoria na alimentação, prevenir doenças e promover qualidade na saúde dos trabalhadores.

O que é PAT e qual o papel do nutricionista neste programa?

Qual o papel do nutricionista e como se regularizar no PAT? O Programa de Alimentação do Trabalhador (PAT) foi instituído pela Lei nº 6. e regulamentado pelo Decreto nº 5/1991. Prioriza atendimento aos trabalhadores de baixa renda e é estruturado na parceria entre Governo Federal, empresa e trabalhador.

Qual a importância do PAT e como foi a década de 80?

O documento do Ministério do Trabalho datado de 1979 e intitulado Incentivos Fiscais para Alimentação do Trabalhador, define como objetivos principais do PAT: "proporcionar disponibilidade maior e mais eficiente de energia para o trabalho do homem e, conseqüentemente, concorrer para melhoria do estado nutricional do ...

Como a empresa pode aderir ao PAT?

Pode aderir ao PAT todo empresário inscrito no CNPJ (Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica). Nisso incluem-se empresas e sociedades limitadas, mas também microempreendedores individuais (MEI), empresas de pequeno porte (EPP) e microempresas (ME).

Qual é o limite da dedução do incentivo do PAT Programa de Alimentação do Trabalhador no imposto de renda de pessoa jurídica?

PROGRAMA DE ALIMENTAÇÃO DO TRABALHADOR (PAT) A dedução direta no imposto, relativa ao incentivo ao PAT, fica limitada a 4% do Imposto de Renda. A participação do trabalhador no PAT é limitada a 20% do custo direto da refeição.

Qual o percentual de desconto do PAT?

Nos termos do art. 1º, § 1º do Decreto 05/1991, a participação do trabalhador no PAT é limitada a 20% (vinte por cento) do custo direto da refeição.

Qual o desconto do PAT?

Esclarece-se que as empresas que fornecem alimentação aos seus empregados, e não encontram-se cadastradas no sistema do PAT, podem descontar o percentual de até 20% do salário contratual do empregado, limitado ao valor do custo da refeição. ...