:

O que é a Toxicocinetica?

O que é a Toxicocinetica?

A fase da toxicocinética é caracterizada como sendo a ação que o organismo realiza sobre a substância toxicante. Atua em 04 níveis distintos e consecutivos: absorção, distribuição, metabolismo e excreção.

O que é fase toxicocinética?

Fase Toxicocinética: corresponde ao período de “movimentação” do agente tóxico no organismo. Nesta fase destacam-se os processos de absorção, armazenamento, biotransformação e eliminação do agente tóxico ou de seus metabólitos pelo organismo.

Qual a importância da Toxicocinetica?

Toxicocinética: paralelismo com a farmacocinética. Absorção, distribuição, metabolização e excreção dos xenobióticos eminentemente tóxicos. ... Distribuição dos tóxicos no organismo: órgãos e/ou tecidos reservatório. Importância na selecção das amostras biológicas para análise.

Como é dividida toxicocinética?

Toxicologia Ambiental e Ecotoxicologia – Estuda os efeitos adversos causados por tóxicos liberados no ambiente. Toxicologia Ocupacional – Estuda os efeitos dos tóxicos presentes nos ambientes de trabalho. Toxicologia de Alimentos – Estudo dos efeitos adversos causados por substâncias presentes nos alimentos.

O que estuda a toxicocinética?

É um tipo específico de farmacocinética que estuda o que o organismo faz a um medicamento em doses tóxicas. Estes estudos avaliam como uma substância penetra no organismo e o que ocorre no organismo dependendo da absorção, distribuição, metabolismo e excreção da substância.

O que estuda a Toxicodinâmica?

Toxicodinâmica é o estudo dos mecanismos de ação dos toxicantes nos organismos vivos, isto é, sua toxicidade. A toxicodinâmica descreve a interação dinâmica de um toxicante com as moléculas alvos e as consequências biológicas dessa interação.

Quais são as fases da intoxicação?

TOXICOLOGIA Quatro fases:- 1. Exposição,- 2. Toxicocinética,- 3. Toxicodinâmica- 4.

Qual o significado de poluentes xenobióticos?

Significado de xenobiótico Substância estranha ao organismo ou ao sistema biológico, não produzida naturalmente, e que geralmente também não faz parte da sua dieta: agentes poluentes ou medicamentos são xenobióticos.

O que são xenobióticos na água?

Comuns em nosso cotidiano, os xenobióticos são agentes químicos estranhos ao organismo, que precisam ser devidamente eliminados para evitar que o corpo sofra com as mais diversas consequências de saúde.

O que é sinergismo em toxicologia?

Sinergismo: Ocorre quando o efeito de dois ou mais agentes químicos combinados, é maior do que a soma dos efeitos individuais.

Quais as 4 fases de intoxicação?

TOXICOLOGIA Quatro fases:- 1. Exposição,- 2. Toxicocinética,- 3. Toxicodinâmica- 4.

O que é intoxicação e quais suas fases?

INTOXICAÇÃO: Conjunto de sinais e sintomas que evidenciam o efeito nocivo produzido pela interação entre agente químico e organismo. Efeito tóxico: alteração biológica nociva. Efeito tóxico local: é o que ocorre no sítio do primeiro contato entre o organismo e o agente químico.

Qual a diferença entre Toxicocinetica e toxicodinâmica?

A absorção é um fator limitante à toxicocinética e à toxicodinâmica, pois sem ela, não existe tóxico para fazer a distribuição, metabolização e excreção, e muito menos para a fase farmacodinâmica. O principal detalhe é que, para haver a absorção o tóxico, é necessário que ele seja a lipossolúvel.

Quais os efeitos tóxicos e como podem ser classificados?

Os efeitos tóxicos podem ser classificados quanto à reversibilidade do tecido afetado em: Efeito reversível: o órgão afetado tem a capacidade de regeneração, causando um dano reversível; Efeito irreversível: o órgão afetado não possui a capacidade de regeneração, causando um dano irreversível.