:

O que são cisternas Subaracnóideas?

O que são cisternas Subaracnóideas?

Na neuroanatomia, uma cisterna (Latim: "caixa") é qualquer abertura no espaço subaracnóideo do cérebro criado por uma separação da aracnóide e da pia-máter. Estes espaços são preenchidos com líquido cefalorraquidiano.

O que é cisterna lombar?

Cisterna Lombar: fica abaixo do cone medular até a altura da S2, é um espaço Subaracnoídeo um pouco maior. Local onde é feita a punção lombar* para retirada de líquor para exames/análise. ... Ou seja, dentro da Cisterna Lombar tem: líquor, Filamento Terminal e Cauda Equina.

O que é fissuras encefálicas?

Sulcos, cisternas e fissuras são os espaços cheios de líquido que circundam o cérebro.

Que são granulações Aracnóideas?

Granulações aracnóides (GA) são tufos de membrana aracnóide invaginadas em direção aos seios durais, geralmente medem de 2 a 8 mm, quando > 1 cm são consideradas gigantes. Na maioria das vezes são achados incidentais em exames de imagem, não devendo ser confundidas com patologias como trombose de seios venosos.

Qual a função das granulações Aracnóideas?

Granulações aracnoides A aracnóide forma pequenos tufos que penetram os seios venosos da dura-máter. Nessas granulações, o líquido cefalorraquidiano proveniente do espaço subaracnóideo fica separado do sangue por camadas muito delgadas, o que permite sua absorção pelos seios da dura-máter.

O que é a cisterna magna?

A cisterna magna localiza-se na fossa posterior e ocupa o espaço entre a face inferior do cerebelo, a face posterior do bulbo e o teto do quarto ventrículo. Continua-se caudalmente com o espaço subaracnóideo da medula e se liga ao quarto ventrículo por meio da sua abertura mediana( 1. Neuroanatomia Funcional.

O que é mega cisterna magna sintomas?

A megacisterna magna é definida como uma cisterna magna maior que 10 mm de diâmetro, sem alterações no verme do cerebelo( 4. Posterior fossa anomalies diagnosed with fetal MRI: associated anomalies and neurodevelopmental outcomes.

Qual a função dos ventrículos cerebrais?

Sua principal função é proteger o SNC, agindo como um amortecedor de choques.

Quais são os ventrículos cerebrais?

O sistema ventricular contém quatro ventrículos: ventrículos laterais direito e esquerdo. terceiro ventrículo. quarto ventrículo.

O que são fissuras Sylvianas?

o que é FISSURAS SYLVIANAS numa tomografia computadorizada? São os nomes do sulcos (fissuras) de determinada região do cérebro. Veja apenas se no laudo consta alguma alteração desses sulcos / fissuras.

O que é a fissura de sylvius?

Sulco lateral (também chamado de fissura de Sylvius e fissura lateral) é uma das mais proeminentes estruturas do cérebro humano. Separa o lobo frontal e o lobo parietal do lobo temporal. Está em ambos os hemisférios do cérebro, sendo de comprimento maior no hemisfério esquerdo.

Qual a função das granulações?

Vegetações da membrana aracnoide encefálica que fazem procidência para o interior do seio longitudinal superior e cuja função parece ser reabsorver líquido cefalorraquidiano.

Qual a função das granulações Aracnoideas?

Granulações aracnoides A aracnóide forma pequenos tufos que penetram os seios venosos da dura-máter. Nessas granulações, o líquido cefalorraquidiano proveniente do espaço subaracnóideo fica separado do sangue por camadas muito delgadas, o que permite sua absorção pelos seios da dura-máter.

O que é cisterna basal?

Cisternas basais são espaços extracerebrais circundados por uma membrana chamada aracnóide, preenchidas por líquido cefalorraquidiano. Todo cérebro normal tem que ter cisternas da base!

O que é verme do cerebelo?

O vermis cerebelar (do termo em latim para "verme") ou verme cerebelar está localizado na zona medial córtico-medular do cerebelo, na região da fossa posterior do crânio. A fissura primária do vermis se curva ventrolateralmente para a superfície superior do cerebelo, dividindo-o em dois lobos: anterior e posterior.

O que é Megacistema Magna?

A megacisterna magna é definida como uma cisterna magna maior que 10 mm de diâmetro, sem alterações no verme do cerebelo(4). Uma grande dificuldade na avaliação das anomalias da fossa posterior se refere ao diagnóstico de rotação do verme do cerebelo, o qual não é possível no plano axial.

O que é o sistema ventricular?

Tem origem no período embrionário, a partir da porção central do tubo neural. Ele será composto pelos ventrículos laterais, terceiro e quarto ventrículos. Estas estruturas sofrem modificações e transformam-se nas cavidades dos ventrículos laterais, terceiro e quarto ventrículos. ...

O que é LCR e quais suas funções?

O líquido cefalorraquidiano (LCR) é um líquido incolor, que circula o cérebro e a medula espinhal através do espaço subaracnoideo, ventrículos cerebrais e o canal central da medula. ... As duas principais funções do LCR são relacionadas à homeostase: proteção e circulação.

O que são ventrículos cerebrais e quais suas funções?

Sua principal função é proteger o SNC, agindo como um amortecedor de choques. É produzido por uma estrutura especial, o plexo corióide. Estão situados no assoalho dos ventrículos laterais e no teto do III e IV ventrículo.