:

Qual a função dos Pipetadores automáticos?

Qual a função dos Pipetadores automáticos?

Atualmente as pipetas automáticas são amplamente utilizadas, principalmente em laboratórios de Biologia Molecular, Microbiologia e Bioquímica. Elas são capazes de transferir pequenos volumes (entre 0, µL) com alta reprodutibilidade e exatidão.

Como funciona um pipetador?

As pipetas funcionam em sua maioria utilizando um sistema de vácuo. Existe em sua base uma abertura por onde entra o líquido, e uma ou mais saídas em seu topo, por onde sai o ar. Após colocar a pipeta no líquido, a substancia entrará pela base da pipeta e preencher a parte interna.

Quais as funções da pêra de sucção?

As peras de sucção também são conhecidas como pipetadores por 3 vias. São indicados para auxiliar na sucção de líquidos em pipetas. São feitos de borracha e apresentam 3 válvulas com esferas que podem ser de vidro ou de aço inox.

O que é um pipetador automático?

O pipetador automático é um instrumento versátil que pode ser utilizado com pipetas tanto de vidro como de plástico. Esta versão de pipetador tem como uma de suas principais características não necessitar de líquidos para o seu devido funcionamento.

Como usar o pipetador?

Para utilizá-la, é necessário acoplar a pêra de sucção na extremidade superior da pipeta: esvazie a pêra, apertando tanto a válvula A quanto seu corpo. Para o líquido subir pela pipeta, aperte a válvula S. Para liberá-lo, aperte a válvula E, localizada na lateral, que permite descartar o líquido.

Qual é a função do balão volumétrico?

Sua função é muito simples, definir a quantidade de volume de certa solução. ... Então, a solução obtida dali, deve ser transferida quantitativamente para o balão volumétrico de vidro. A transferência deve ser feita sucessivamente em várias pequenas porções de solvente pelo copo, e depois para o balão graduado.

Qual a diferença entre uma pipeta graduada e volumétrica?

No caso da pipeta graduada, para realizar a captura de uma quantidade exata é preciso sugar e soltar aos poucos, até que se alcance a quantidade desejada. Já em pipetas volumétricas, a medida é marcada por uma linha.

Qual a diferença de uma pipeta graduada e volumétrica?

As pipetas classificadas como graduadas possuem uma escala para medir volumes variáveis; as volumétricas possuem apenas um traço final, para indicar um volume fixo e final, sendo suas medições mais rigorosas.

Como funciona a pêra de sucção?

Para utilizá-la, é necessário acoplar a pêra de sucção na extremidade superior da pipeta: esvazie a pêra, apertando tanto a válvula A quanto seu corpo. Para o líquido subir pela pipeta, aperte a válvula S. Para liberá-lo, aperte a válvula E, localizada na lateral, que permite descartar o líquido.

O que significa as letras contidas na pêra de sucção?

Pera de sucção: válvula (S) succiona o líquido, Válvula (E) escoa o líquido e Válvula (A) retirar o ar, secando o bulbo maior, o bulbo menor retira a gota residual da pipeta.

Para que serve a pipeta de vidro?

A pipeta volumétrica é um instrumento em vidro que permite a medição e transferência rigorosa de volumes de líquidos. É um tubo longo e estreito, com uma zona central mais larga, aberto nas duas extremidades, marcado com uma linha horizontal que indica o volume exacto de líquido que pode transferir.

Qual é a função do Erlenmeyer?

O frasco erlenmeyer é um recipiente de vidro graduado que é usado em laboratório para fazer titulação. O frasco erlenmeyer é fabricado em vidro borosilicato, isto significa que seu vidro é de ótima qualidade, portanto, pode ser usado de forma que responde as temperaturas de uso normal em laboratórios.

Qual a importância de limpar a ponteira ao manusear volumes pequenos de amostras?

Caso não seja feita a ejeção da ponteira e tenha sobrado uma quantidade residual de líquido em seu interior, ao deitá-la o líquido pode escorrer para o interior do instrumento, contaminando e danificando as peças internas.

Qual é a função do balão de destilação?

► O balão de destilação é utilizado em laboratórios com principal objetivo de conter algum líquido (mistura) que será levado à ebulição para que o componente mais volátil seja completamente vaporizado e posteriormente destilado.

Por que se deve usar balão volumétrico para preparar uma solução?

O balão volumétrico é usado para preparar soluções de concentração rigorosa e para medir o volume de líquidos. Assim, como todo o material de medida exata, não se devem aquecer nem introduzir sólidos no seu interior.

Qual a diferença entre os tipos de pipetas?

A pipeta volumétrica tem a função de ser uma vidraria de laboratório para medidas precisas. Já a pipeta pasteur pode ser de plástico ou vidro tem a capacidade de 3 ml, seu funcionamento é bem simples, possui um ” reservatório que quando pressionado expele o ar para fora da pipeta.