:

Como Freud divide as fases de desenvolvimento infantil?

Como Freud divide as fases de desenvolvimento infantil?

Sigmund Freud, o pai da psicanálise, propôs sua teoria do desenvolvimento psicossexual na infância através de 5 estágios: oral, anal, fálico, latência e genital.

O que Freud fala sobre a infância?

A obra de Freud, a teoria psicanalítica, é uma teoria da infância e de seu desenvolvimento. O período infantil é determinante na formação do indivíduo e de sua personalidade adulta. ... O bebê humano necessita de ser nutrido, protegido e cuidado pelo adulto.

Qual o conceito de infância para Piaget?

Segundo Piaget, o conceito "criança" designa, pois, pessoas cuja inteligência apresenta características de egocentrismo intenso que se resume na confusão entre significante e significado, entre interno e externo, entre pensamento e matéria.

Qual é a teoria de desenvolvimento de Freud?

Na psicologia de Sigmund Freud, Desenvolvimento psicossexual é o elemento central da teoria psicanalítica dos instintos, para a qual os seres humanos, desde o nascimento, possuem uma libido (energia sexual) instintiva que se desenvolve através de cinco estágios.

Como Freud classificou as fases Psicossexuais do desenvolvimento?

Freud apresentou as fases psicossexuais, na qual mostrou que o desenvolvimento do ser homem se dá por estágios, estágios estes que foram denominados por estágio oral, anal, fálico, latência e por último o estágio genital.

Quais as fases do desenvolvimento da sexualidade?

De acordo com Freud, as crianças passam por cinco fases de desenvolvimento:
  • I – A fase oral (0 – 1 ano)
  • II – A fase anal (1 – 3 anos)
  • III – A fase fálica (3 – 5 anos)
  • IV – O período de latência (5 anos – puberdade)
  • V- A fase genital (puberdade e vida adulta)

O que Freud fala sobre a educação?

O dicionário de termos de psicanálise de Freud (CUNHA, 1970) define educação como “um incitamento à conquista do princípio do prazer e em sua substituição pelo princípio da realidade” (p. 54). Uma de suas funções é inibir, proibir, suprimir; exercer o representante da lei e das exigências sociais.

Qual a importância da psicanálise para o desenvolvimento infantil?

A relação entre psicanálise e educação vem possibilitando, desde que Freud demonstrou seu interesse pela pedagogia, melhor compreensão dos educadores sobre o desenvolvimento da criança e do adolescente. A premissa fundamental da psicanálise é a diferenciação do psíquico em consciente e inconsciente.

Qual é o conceito de Piaget sobre infância e pesquisa?

Para Piaget, o conhecimento acontece graças às descobertas efetuadas pela própria criança. Aliás, é graças a ele que temos a ideia de que o aluno constrói o próprio aprendizado. O pesquisador tinha a ideia que educar significava provocar a atividade.

Qual critica é comum a teoria do desenvolvimento psicossexual de Freud?

Uma crítica comum da teoria do desenvolvimento psicossexual de Freud é: ... Este termo refere-se a ideia de Freud de que as crianças têm um inconsciente desejo de possuir o seu pai de sexo oposto.

Quais as principais características da fase do desenvolvimento de Freud que representa a adolescência?

Na teoria de desenvolvimento psicossexual de Freud, a adolescência é marcada pela fase genital. Nessa fase, haveria um retorno ao complexo de Édipo, que surge na fase fálica.

Quais são as fases do desenvolvimento da personalidade?

O conceito de desenvolvimento da personalidade, para Freud, ocorre em sete fases: oral, anal, fálica, latência, adolescência, maturidade e velhice.

O que é a fase Edipica?

Complexo de Édipo é uma fase do desenvolvimento psicossexual da criança do sexo masculino, que se caracteriza quando esta começa a sentir uma forte atração pela figura materna e se rivaliza com a figura paterna. ... De acordo com a psicanálise, o Complexo de Édipo surge entre os 3 e 5 primeiros anos de vida da criança.

Quais são as 6 fases do desenvolvimento da sexualidade?

Nomeou as fases do desenvolvimento da sexualidade infantil como fase oral, fase anal, fase fálica, fase de latência e fase genital.

Qual a importância que Freud concede a educação?

Sigmund Freud teve grande importância para a análise do aluno e da aprendizagem, seus estudos contribuíram para direcionar o pensamento dos gestores para a criança e ajudaram as pessoas a entender como funciona o processo de aprendizagem.

Qual a importância da psicanálise para a educação?

A psicanálise, ao colocar a linguagem como marca do humano, possibilita uma aproximação com as questões da educação, principalmente no que diz respeito à importância que o professor deve atribuir àquilo que a criança diz, bem como ao que é dito a ela.

Qual foi a contribuição da psicanálise para a educação?

Outra contribuição da Psicanálise para o contexto educacional é reconhecer e trabalhar com todos os processos transferenciais que envolvem o processo de aprendizagem. A Psicanálise busca entender como esses aspectos são estabelecidos e como podem ser manejados pelo educador para potencializar o processo educativo.

O que é noção de conservação?

A noção de conservação advém quando a criança conserva o invariante de um elemento diante de transformações superficiais da sua dimensão7. Em cada faixa etária a criança constrói um tipo de noção de conservação, tais como: substância (7-8 anos), peso (9-10 anos), volume (11-12 anos), etc.7.