:

Qual a diferença de Coombs Direto e Indireto?

Qual a diferença de Coombs Direto e Indireto?

No teste de Coombs direto, é adicionado o reagente de Coombs ao sangue do paciente, permitindo a visualização de anticorpos que possam estar ligados às hemácias. Já no teste de Coombs indireto, o sangue é coletado e centrifugado, separando as hemácias do soro, que contém os anticorpos.

Para que serve o exame de Coombs Direto?

O teste de Coombs direto, também chamado de teste direto da antiglobulina humana, é o principal teste utilizado na investigação das anemias hemolíticas auto-imunes. Detecta hemácias sensibilizadas com imunoglobulina IgG e complemento. Uma pequeno percentual de pacientes normais apresentam Coombs direto positivo.

O que fazer quando o Coombs da Positivo?

Se forem identificados anticorpos anti-D (Coombs indireto positivo), as gestantes devem ser encaminhadas ao pré-natal de alto risco, no qual se determinará a intensidade da hemólise provocada no feto e poderão ser indicados procedimentos invasivos com maior brevidade.

Quando o Coombs da Positivo?

O coombs positivo significa que a gestante teve contato com sangue Rh positivo. Isso pode acontecer especialmente em casos de sangramento, abortos, em procedimentos invasivos (amniocentese, etc), ou durante o terceiro trimestre, no parto, ou, é claro, em transfusões de sangue.

Qual a finalidade do teste de Coombs Direto e Indireto?

O teste de coombs pode ser direto ou indireto. O direto verifica se há presença de anticorpos nas hemácias. O indireto verifica se há anticorpos no soro. Ele serve para detectar possíveis incompatibilidades do organismo contra determinado fator RH através dos anticorpos anti-D presentes na corrente sanguínea da mãe.

Que tipo de exame é Coombs indireto?

O que é Coombs Indireto? O teste de Coombs indireto procura por anticorpos contra células vermelhas no sangue com fator Rh positivo. Esses anticorpos são produzidos se uma pessoa Rh negativo entra em contato com sangue Rh positivo.

O que o teste de Coombs Direto detecta?

Utilizar o teste indireto da antiglobulina (Coombs indireto) para detectar anticorpos séricos IgG antieritrócitos. Incuba-se o plasma do paciente com um reagente para eritrócitos; então adiciona-se soro de Coombs (anticorpos contra IgG humana ou anti-IgG humana).

O que acontece quando há incompatibilidade sanguínea?

A incompatibilidade de Rh ocorre quando uma gestante tem sangue Rh negativo e o feto tem sangue Rh positivo. A incompatibilidade de Rh pode resultar na destruição de glóbulos vermelhos do feto, por vezes, causando anemia, o que pode ser grave.

Quais os tipos sanguíneos que não podem ter filhos?

Mulheres que têm sangue do tipo O, A, AB ou B negativos precisam ficar atentas na hora de serem mães, alertam especialistas.

Quando o sangue da mãe é positivo e do pai negativo?

Isso acontece, principalmente, nos casos em que a mulher tem o Rh negativo e o homem positivo; fazendo com que o bebê possa herdar a Rh do pai, que é incompatível com o da mãe. Nessas situações podem ocorrer a eritroblastose fetal, que de forma simples pode ser entendida como um mecanismo de defesa do organismo da mãe.

Quando é necessário tomar Rogan?

Quando a incompatibilidade sanguínea é detectada, é indicado o uso de imunoglobulina Rho(D), também conhecida como Vacina anti-Rh ou Vacina Rogan. O momento da vacina é determinado pelo obstetra, mas costuma ocorrer normalmente entre as 28 e 32 semanas da gestação, ou no máximo em 72h após o parto.

O que é o exame Coombs indireto e gravidez?

O coombs direto e indireto é um teste sanguíneo que tem um papel muito importante na saúde de bebês de casais de fator RH (sanguíneo positivo ou negativo), pois pode detectar anticorpos no organismo materno, sendo vital para o crescimento saudável da criança intra útero antes mesmo da sua concepção.

Em que momento solicitar o Coombs indireto?

A determinação do grupo sanguíneo e do fator Rh deve ser realizada na primeira consulta de pré-natal. Em caso de gestante Rh negativo e parceiro Rh positivo e/ou desconhecido, solicitar o teste de Coombs indireto. Se o resultado for negativo, repeti-lo em torno da 30ª semana.

O que é teste direto de Antiglobulina humana?

O teste direto de antiglobulina é usado principalmente para determinar se uma anemia hemolítica (tipo de anemia causado por destruição das hemácias) é provocada por anticorpos ligados a elas. Isso pode ocorrer em anemias hemolíticas autoimunes, em que a pessoa produz anticorpos contra suas próprias hemácias.

Quando o sangue dos pais não são compatíveis?

A incompatibilidade sanguínea no sistema ABO acontece quando o sangue do pai é diferente do sangue da mãe, independente do fator Rh. Nesse caso, a criança pode apresentar icterícia, ou seja, uma cor mais amarelada do que o normal, em decorrência do excesso de bilirrubina no sangue.

Quais tipos sanguíneos são compatíveis para ter filhos?

Existem resultados bem definidos para todas as combinações possíveis:
  • O com O = filho pode ser apenas do tipo O. ...
  • O com A = filho pode ser dos tipos O e A. ...
  • O com AB = filho pode ser A ou B. ...
  • A com A = filho pode ser do tipo O e A. ...
  • O com B = filho pode ser do tipo O e B. ...
  • B com B = filho pode ser do tipo O e B.

Qual tipo de sangue combina com o +?

Tabela de compatibilidade para doação de sangue
Pode doar para:Pode receber doação de:
Sangue tipo AB+AB+A+, B+, O+, AB+, A-, B-, O- e AB- (todos)
Sangue tipo AB-AB+ e AB-A-, B-, O- e AB-
Sangue tipo O+A+, B+, O+ e AB+O+ e O-
Sangue tipo O-A+, B+, O+, AB+, A-, B-, O- e AB- (todos)O-

Quando a mãe e Rh positivo?

Logo no começo da gravidez, um dos exames pedidos pelo médico é o de tipagem sanguínea. Este irá identificar o grupo sanguíneo que a mãe pertence (A, B, AB ou O), bem como o fator Rh do sangue (positivo ou negativo). Caso a futura mamãe tenha Rh positivo, não é preciso se preocupar com essa questão.

Quando fazer imunoglobulina?

  • Entre a 28ª e a 34ª semana de gestação de todas as mulheres com Coombs indireto negativo e com parceiros Rh positivos. ...
  • Após o parto de mães com Coombs indireto negativo e recém-nascidos Rh positivo1,2.
  • Em casos de aborto e ameaça de aborto. ...
  • Gravidez molar nas primeiras 12 semanas.

O que acontece se não tomar imunoglobulina?

Se o seu filho for Rh positivo e se você não fez a imunoglobulina, existe risco de isoimunização anti-Rh. Você poderá fazer o exame de coombs indireto ou pesquisa de anticorpos irregulares antes de uma próxima gravidez.