:

Qual a relação entre o êxodo rural e a modernização do campo?

Qual a relação entre o êxodo rural e a modernização do campo?

– Aumento do desemprego e do emprego informal: o êxodo rural, acompanhado do crescimento das cidades, propiciou o aumento do setor terciário e também do campo de atuação informal, gerando uma maior precarização das condições de vida dos trabalhadores.

Quais as duas principais consequências do processo de modernização do campo?

Consequências da modernização da agricultura: poluição ambiental, esvaziamento do campo.

Quais são os principais impactos causados pela modernização da atividade agrícola no Brasil?

Perda de biodiversidade; Erosão do solo; Poluição do solo causada pelo uso de fertilizantes; Redução da mão de obra rural.

Quais são os pontos negativos da tecnologia no campo?

Perda de biodiversidade; Erosão do solo; Poluição do solo causada pelo uso de fertilizantes; Redução da mão de obra rural.

Como a modernização do campo impulsionou a urbanização no Brasil?

Urbanização brasileira O processo de industrialização, propiciado pela Revolução Industrial iniciada na Europa, foi o fator propulsor da urbanização no Brasil, que teve seu início no século XX. A modernização do campo vivida no período da industrialização provocou um expressivo êxodo rural.

O que é êxodo rural Qual a relação entre?

Êxodo rural é o deslocamento ou migração de trabalhadores rurais que vão em direção aos centros urbanos. No Brasil, esse fenômeno populacional foi causado pelo crescimento da indústria e vida urbana, pois o processo de mecanização do campo tirou vários postos de trabalho.

Qual é a relação entre o êxodo rural ea urbanização?

O êxodo rural traz consequências tanto para o meio urbano, para onde a corrente migratória vai, quanto para o meio rural, de onde sai. Esse movimento resulta em um processo gradativo de esvaziamento do campo, que nada mais é do que a diminuição considerável da população rural.

Quais são os principais impactos econômicos sociais e ambientais causados pela modernização da atividade agrícola no Brasil?

Perda de biodiversidade; Erosão do solo; Poluição do solo causada pelo uso de fertilizantes; Redução da mão de obra rural.

Quais os pontos negativos e positivos da tecnologia utilizada na agricultura?

Entre os benefícios do uso da tecnologia na agricultura podemos destacar:
  • Melhora e otimiza a produção e o uso de insumos;
  • Reduz os impactos negativos no meio ambiente;
  • Aumenta a produtividade da lavoura;

Quais as vantagens e desvantagens do uso da tecnologia no campo?

As vantagens da tecnologia no campo
  • Otimização do tempo. O tempo é otimizado à medida que a tecnologia consegue trazer mais performance nas operações. ...
  • Redução das perdas. ...
  • Aumento da produtividade. ...
  • Maior sustentabilidade. ...
  • Monitoramento em tempo real.

Como ocorre o processo de modernização do campo?

O processo de modernização do campo corresponde à implantação de novas tecnologias e maquinários no processo de produção no meio rural. Isso significa que a evolução das técnicas e dos objetos técnicos provoca uma transformação no que se refere ao espaço geográfico agropecuário.

Quais fatores impulsionaram a industrialização e a urbanização no Brasil?

Os principais fatores são os repulsivos, como a mecanização do campo e concentração de terras, além de alguns fatores atrativos, como a industrialização realizada, predominantemente, pela instalação de empresas multinacionais estrangeiras.