:

O que é Bioética na Medicina?

O que é Bioética na Medicina?

A Bioética busca resolver os conflitos éticos e morais das práticas no campo das Ciências da Vida e da Saúde. Na Medicina, o termo remete ao estudo do comportamento moral dos médicos enquanto profissionais, suas decisões e a relação com os pacientes.

Qual a diferença entre ética médica e Bioética?

ReSuMo: Ética Médica é um elemento crucial para o bom estabelecimento da relação médico-paciente e para a compreensão dos limites da atuação profissional do médico, enquanto a Bioética permite a ampliação da reflexão sobre diversos temas, ajudando nas decisões do dia-a- dia.

Qual a finalidade da Bioética na prática médica?

Bioética é uma ética aplicada, chamada também de “ética prática”, que visa “dar conta” dos conflitos e controvérsias morais implicados pelas práticas no âmbito das Ciências da Vida e da Saúde do ponto de vista de algum sistema de valores (chamado também de “ética”).

Como deve ser a conduta bioética?

Para a abordagem de conflitos morais e dilemas éticos na saúde, a Bioética se sustenta em quatro princípios. Estes princípios devem nortear as discussões, decisões, procedimentos e ações na esfera dos cuidados da saúde. São eles: beneficência, não-malefi-cência, autonomia e justiça ou eqüidade.

Quais as principais características da bioética médica?

O modelo de análise bioética comumente utilizado e de grande aplicação na prática clínica na maioria dos países é o "principalista", introduzido por Beauchamp e Childress, em 1989. Esses autores propõem quatro princípios bioéticos fundamentais: autonomia, beneficência, não-maleficência e justiça.

Por que a bioética se mostra necessária para sociedade?

A importância social da Bioética centra-se, justamente, no fato de que ela procura evitar que a vida seja afetada ou que alguns tipos de vida sejam considerados inferiores a outros.