:

O que é princípio da urbanidade?

O que é princípio da urbanidade?

O “dever de urbanidade” significa que o advogado tem a obrigação de tratar o público, os colegas, as autoridades e os funcionários do Poder Judiciário com respeito, discrição e independência, exigindo igual tratamento e zelando pelas prerrogativas a que tem direito.

O que é urbanidade do servidor público?

No ambiente de trabalho, a urbanidade não é um favor, mas o cumprimento de um dever legal. Significa dizer que o servidor deve tratar o público externo, os colegas de trabalho e superiores hierárquicos com respeito, sem grosseria ou menosprezo.

O que o dever de urbanidade impõe ao advogado?

O dever de urbanidade e as normas corporativas Art. 45: "Impõe-se ao advogado lhaneza, emprego de linguagem escorreita e polida, esmero e disciplina na execução dos serviços".

Qual a importância da urbanidade?

O dever de urbanidade é uma das regras éticas esculpidas no Código de Ética da OAB. O sinônimo de urbanidade, segundo os dicionários, é cortesia, boas maneiras, afabilidades, entre outros gestos educados e de bons costumes.

Quais são as proibições impostas aos servidores públicos?

Ademais, as proibições impostas aos servidores públicos estão elencadas no artigo 117da Lei nº 8.112/90: § Ausentar-se do serviço durante o expediente, sem prévia autorização do chefe imediato (inciso I); § Retirar, sem prévia anuência da autoridade competente, qualquer documento ou objeto da repartição (inciso II);

Quais são as responsabilidades de um advogado?

As obrigações do advogado consistem em defender a parte em juízo e dar-lhe conselhos profissionais. ... O advogado está obrigado a usar de sua diligência e capacidade profissional na defesa da causa, mas não se obriga pelo resultado, que sempre é falível e sujeito às vicissitudes intrínsecas ao processo.