:

É crime não vacinar os filhos?

É crime não vacinar os filhos?

A ausência de imunização não é considerada crime (ainda), mas é uma conduta ilegal e pode acarretar até a perda da guarda do menor. O Brasil teve uma queda considerável nos índices de vacinação.

Porque não vacinar seus filhos?

Um grupo consultivo de vacinas para a OMS identificou que a negligência, a dificuldade no acesso às vacinas e a falta de confiança podem ser consideradas como principais motivos dessa resistência.

E obrigado vacinar o filho?

Segundo o primeiro parágrafo do artigo 14 do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), a vacinação é obrigatória em casos recomendados pelas autoridades sanitárias.

O que acontece com pais que não vacinam os filhos?

O texto acrescenta ao Código Penal o crime de omissão e oposição à vacinação. Os responsáveis que se negarem ou se omitirem a vacinar a criança ou adolescente, sem justa causa, poderão sofrer detenção de um mês a um ano ou multa.

Quem não vacinar os filhos?

Por unanimidade, os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiram, ontem, que pais não podem deixar de vacinar os filhos, independentemente de questões "religiosas, existenciais, filosóficas ou morais".

Quais os riscos de não se vacinar?

Quem não se vacina não coloca apenas a própria saúde em risco, mas também a de seus familiares e outras pessoas com quem tem contato, além de contribuir para aumentar a circulação de doenças.

Porque os pais devem vacinar seus filhos?

Temos que nos vacinar e vacinar os nossos filhos – e não só no primeiro ano de vida. Isso é essencial não só pelo benefício individual, mas também porque estaremos contribuindo para a redução da circulação e proliferação de agentes patogênicos perigosos para crianças e adultos. A vacina é um dever de cada um.

Quais os riscos de cada vez mais pessoas não vacinarem seus filhos?

A não-vacinação em massa pode provocar a morte e o sofrimento de milhões de pessoas. Uma pessoa que decide não se vacinar pode colocar em risco seus próximos e a sua comunidade, não sendo, portanto, uma atitude sem consequências.

É perigoso tomar vacina com Covid?

Nenhuma vacina tem 100% de eficácia contra a Covid-19, mas elas impedem infecções graves, hospitalizações, internações em UTI e óbitos. O uso da máscara e distanciamento social continuam necessários até que a maior parte da população tenha recebido a segunda dose e as taxas de contaminação sejam reduzidas.

É perigoso tomar a vacina estando com Covid?

Mas a pediatra Isabella Ballalai, vice-presidente da SBIm, explica que esse tempo é uma medida de precaução, e não uma contraindicação. Não há dados indicando que, se um paciente infectado tomar a vacina antes desse prazo, ele corre qualquer risco.

O que dizem as pessoas que se recusam a vacinar os filhos?

“Muitas vezes a recusa da vacinação se manifesta apenas como discordâncias completas sobre como criar filhos”, afirma Bracho-Sanchez. Para navegar neste universo de complexidade, ela diz às famílias que nunca julgaria os pais ou os acusaria de não amarem menos os filhos se tivessem medo da vacinação.

Pode tomar a vacina com Covid?

Quando a pessoa apresenta um quadro infeccioso, não deve tomar a vacina, pois sua imunidade está baixa. Nos casos de vacinas oriundas de vírus atenuados (sarampo, caxumba, rubeola, febre amarela e polio oral, por exemplo), pode ocorrer a infecção pela própria doença que a pessoa busca a imunização.