:

O que é a fita molde?

O que é a fita molde?

Uma fita, a fita molde (ou template, do inglês), serve como gabarito para a síntese de um transcrito de RNA complementar. A outra fita, a fita codificadora, é idêntica ao RNA transcrito quanto à sequência, exceto que ela tem bases uracila (U) no lugar de bases timina (T).

Qual a fita molde do DNA?

Para cada gene, apenas uma fita pode servir como molde, e é sempre a mesma (Figura 1). Quando se considera o cromossomo inteiro, ambas as fitas de DNA servem como molde, pois enquanto para alguns locos a " fita 5'-3' " é molde para outros a fita molde é " a 3'- 5' " (Figura 2).

Onde ocorre a transcrição em Procariotos?

Nesse momento, a polimerase para e libera o DNA-molde e a nova cadeia de RNA. Atenção: nos organismos eucariontes, a transcrição acontece no núcleo; nos procariontes, ocorre no citoplasma.

Qual a estrutura da RNA polimerase?

As RNA polimerases são enzimas, geralmente formadas por muitas cadeias polipeptídicas, que catalisam toda transcrição do DNA. Em procariotos existe apenas um tipo de RNA polimerase enquanto nos eucariontes existem três. ... Essas repetições são fosforiladas como parte do processo que inicia a cadeia de RNA nos eucariotos.

Qual é a diferença entre a fita molde e a fita não molde?

A diferença entre fita molde e fita codificadora é que: a fita molde, serve como um modelo para a síntese de um transcrito de RNA complementar; enquanto que a cadeia codificadora, é idêntica ao transcrito de RNA em sequência, com a diferença de que o RNA possui bases de uracila (U) em vez de bases de timina (T).

O que é uma fita codificadora?

Fita Codificadora: Fita do DNA que é copiada em proteína através de um RNAm. Fita Molde: Refere-se a sequência em que é escrita. Fita oposta ou complementar que é similar ao (RNAm) é dita codificadora uma vez que os códons que serão traduzidos em proteínas.

Qual é a fita de DNA?

O DNA é formado por duas cadeias de polinucleotídeos (fita), que são constituídas por vários nucleotídeos. Os nucleotídeos são unidos uns aos outros por ligações denominadas fosfodiéster (grupo fosfato ligando dois açúcares de dois nucleotídeos). ... As duas cadeias de polinucleotídios do DNA formam uma dupla-hélice.

Como é feita a fita de RNAm?

É sintetizado a partir de uma cadeia molde de DNA e ribonucleotídeos livres através do processo de transcrição gênica. Os segmentos do DNA molde para a síntese do RNAm localizam-se em diversos cromossomos das células, na maioria das vezes separados por longos segmentos de DNA não codificante.

Como ocorre o processo de transcrição em Procariotos?

-Em eucariotos, a transcrição acontece no núcleo para depois ser sintetizada a proteína pela tradução no citoplasma. Já em procariotos, não existe núcleo. Os dois processos ocorrem no mesmo meio. -O RNA transcrito em eucariotos passa por uma série de alterações antes de serem completamente formados.

Como ocorre o término da tradução em Procariotos?

A transcrição em procariotos ocorre, basicamente, em quatro etapas: - terminação: o término da transcrição ocorre quando sequências no DNA são reconhecidas (terminador) e a síntese de RNA é cessada, liberando o complexo RNAP, a molécula sintetizada de RNA e a molécula de DNA. ...

O que é o RNA polimerase?

A enzima RNA polimerase (RNAP) têm a função de sintetizar RNA, quando na presença de DNA de fita dupla e de ATPs. ... Portanto, a reação ocorre no sentido 5'→3' e a fita do DNA molde se encontra no sentido 3'→5'.

Quais os tipos de polimerase?

E a polimerase é responsável pela replicação de DNA mitocondrial. Em bactérias existem três tipos de polimerases: DNA polimerase I, DNA polimerase II e a DNA polimerase III.

Qual é a fita codificadora?

A fita não-modelo (sentido) do DNA é chamada de fita codificadora, porque sua sequência é a mesma que o transcrito de RNA recém-criado (exceto a substituição de timina por uracil). Essa é a cadeia usada por convenção ao apresentar uma sequência de DNA.

O que é fita senso?

Um gene é uma seqüência ordenada de bases químicas – adenina (A) citosina (C), guanina (G) e timina (T) – localizada numa das fitas da molécula do DNA. A fita em que está o gene é chamada de senso e a outra, que lhe é complementar, de anti-senso.

Qual a sequência de uma fita de DNA?

As letras possíveis são A, C, G e T, representando os quatro nucleotídeos (subunidades) de uma cadeia de DNA – as bases adenina, citosina, guanina, timina, covalentemente ligadas a uma "coluna vertebral" de fósforo.

Quais são as enzimas envolvidas na replicação do DNA?

A replicação do DNA requer outras enzimas além da DNA polimerase, incluindo DNA primase, DNA helicase, DNA ligase, e topoisomerase.

Como é produzido o RNA mensageiro?

É sintetizado a partir de uma cadeia molde de DNA e ribonucleotídeos livres através do processo de transcrição gênica. Os segmentos do DNA molde para a síntese do RNAm localizam-se em diversos cromossomos das células, na maioria das vezes separados por longos segmentos de DNA não codificante.

Qual é a sequência do RNA mensageiro?

A sequência das bases nitrogenadas do RNA seguem exatamente a sequência de bases do DNA, segundo a seguinte regra: ... A com T (Adenina-RNA e Timina-DNA), C com G (Citosina-RNA e Guanina-DNA) e. G com C (Guanina-RNA e Citosina-DNA).