Como funciona a Zona Franca de Manaus?
Como funciona a Zona Franca de Manaus?
Na prática, a ZFM é um grande polo econômico dividido em três grandes áreas: comercial, industrial e agropecuário. A proposta da Zona Franca de Manaus, ao reunir diversas grandes empresas, passa pela movimentação de faturamentos bilionários e gera mais de meio milhão de empregos diretos e indiretos.
Quais os benefícios da Zona Franca de Manaus?
Também há mudança de redação. Troca-se a isenção de “bens do setor de informática industrializados na Zona Franca de Manaus” por “bens de tecnologias da informação e comunicação”. A lista de bens beneficiados é a mesma, e inclui celulares, receptores de TV, semicondutores, monitores, insumos para eletrônicos.
Quem criou a Zona Franca de Manaus?
Legalmente, a Zona Franca de Manaus foi instituída em 1957, durante o Governo JK, pela Lei nº 3.173.
Qual a Lei que criou a Zona Franca de Manaus?
DECRETO-LEI Nº 288, DE 28 DE FEVEREIRO DE 1967. Altera as disposições da Lei número 3.173 de 6 de junho de 1957 e regula a Zona Franca de Manaus.
Qual a principal zona franca existente no Brasil?
de Manaus
Para promover a integração regional e a industrialização, o Estado brasileiro implantou a Zona Franca de Manaus, principal zona franca existente no país até o momento.
Qual a desvantagem da Zona Franca de Manaus?
Apesar de ter quadruplicado seu custo de 20, a Zona Franca de Manaus (ZFM) não trouxe vantagem econômica ao Amazonas no período, em comparação com outros estados do país. ... Se o país todo está crescendo, o custo dos incentivos fiscais pode não fazer sentido”, observa Ehrl.
Como o Decreto 288 67 define a Zona Franca de Manaus?
Art 1º A Zona Franca de Manaus é uma área de livre comércio de importação e exportação e de incentivos fiscais especiais, estabelecida com a finalidade de criar no interior da Amazônia um centro industrial, comercial e agropecuário dotado de condições econômicas que permitam seu desenvolvimento, em face dos fatôres ...
O que são zonas francas de comércio?
Zona Franca é uma área delimitada onde entram mercadorias nacionais ou estrangeiras beneficiadas com incentivos fiscais e com tarifas alfandegárias reduzidas ou ausentes. ... O objetivo de uma zona franca é estimular o comércio e acelerar o desenvolvimento industrial de uma determinada região.