:

O que é evapotranspiração de referência?

O que é evapotranspiração de referência?

A evapotranspiração de referência (ETo), originalmente introduzida sob o termo evapotranspiração potencial (ETp), é um importante parâmetro agrometeorológico, principalmente para planejamento e manejo de irrigação, mas, também, é considerada elemento climático de demanda hídrica, daí sua aplicação em estudos ...

Qual a diferença de evapotranspiração de referência e evapotranspiração da cultura?

Evapotranspiração de referência (ETo): considera apenas as condições meteorológicas, sem restrição hídrica; ... Evapotranspiração da real da cultura (ETr): considera condições meteorológicas, condições da cultura e manejo do solo.

O que é evapotranspiração da cultura de referência?

A evapotranspiração da cultura (ETc) refere-se aos processos de transpiração pelas plantas e evaporação direta do solo, que ocorrem simultaneamente. A duração dos períodos considerados durante o ciclo de produção da mangueira e a Etc correspondente é apresentada na Tabela abaixo.

O que é evapotranspiração de referência e qual a sua importância?

1 – Evapotranspiração potencial (ETp) ou de referência (ETo) É determinada como a quantidade de água transferida para a atmosfera, por evaporação e transpiração, em condições do solo sem restrição hídrica, e com uma cultura rasteira em pleno desenvolvimento.

O que é evapotranspiração real da cultura?

Evapotranspiração real ou efetiva (ETR): soma total da transferência de vapor para a atmosfera que é evaporada pela superfície e transpirada pelas plantas nas condições atuais de parâmetros atmosféricos, umidade do solo e condições da cultura.

Quais as três características que distinguem a evapotranspiração de qualquer cultura de referência?

O Kc representa a integração dos efeitos de três características que distinguem a evapotranspiração de referência: i) a altura da cultura que afeta a rugosidade e a resistência aerodinâmica; ii) a resistência de superfície relativa ao binômio solo-planta, que é afetado pela área foliar (determinada pelo número de ...

Como funciona o evapotranspiração?

A Evapotranspiração é definida como sendo o processo simultâneo de transferência de água para a atmosfera por evaporação da água do solo e da vegetação úmida e por transpiração das plantas.

O que é evapotranspiração qual a sua importância na agricultura?

Importância da evapotranspiração no manejo da irrigação Do total, apenas 10% das áreas são irrigadas, o que corresponde, segundo o IBGE, a 6,7 milhões de hectares. ... Conceitualmente, a evapotranspiração é a perda de água para a atmosfera, pela combinação da evaporação da água na superfície com a transpiração das plantas.

Como a evapotranspiração está relacionada ao clima?

Este vapor d'água, se liberta do líquido e passa a compor a atmosfera, situando-se nas camadas mais próximas da superfície. ... Por exemplo, o desmatamento e a exploração madeireira diminuem a quantidade de água que a vegetação libera para a atmosfera (evapotranspiração) e, consequentemente, reduz o volume das chuvas.

Como é calculada a evapotranspiração?

Pode-se medir a evapotranspiração através de lisímetros ou estimá-la através de equações. O solo armazena a água que chega através das chuvas. Esta água tem duas maneiras de retornar à atmosfera. Uma é a evaporação direto do solo, a outra é através das plantas.

Quais são as condições necessárias para que ocorra a evapotranspiração?

A água recebe calor solar e aquece até que atinge seu ponto de ebulição. A partir daí, o calor não eleva mais a temperatura da água, ele age como calor latente de vaporização e converte a água do estado líquido para o gasoso.

Como a evapotranspiração pode ser medida?

Pode-se medir a evapotranspiração através de lisímetros ou estimá-la através de equações. O solo armazena a água que chega através das chuvas. Esta água tem duas maneiras de retornar à atmosfera. Uma é a evaporação direto do solo, a outra é através das plantas.

Como ocorre a evapotranspiração das plantas?

Evapotranspiração é a soma da evaporação da água pela superfície de solo mais a transpiração dos vegetais, passando para a atmosfera no estado de vapor, sendo parte do ciclo hidrológico.

O que se entende por evapotranspiração e qual a sua importância?

A evapotranspiração é a forma pela qual a água da superfície terrestre passa para a atmosfera no estado de vapor, tendo papel importantíssimo no Ciclo Hidrológico em termos globais.

Como ocorre o fenômeno de evapotranspiração?

A Evapotranspiração é definida como sendo o processo simultâneo de transferência de água para a atmosfera por evaporação da água do solo e da vegetação úmida e por transpiração das plantas.

Quais são os fatores que influenciam na evapotranspiração?

Fatores intervenientes
  • Disponibilidade de água;
  • Radiação solar;
  • Umidade relativa do ar;
  • Pressão atmosférica;
  • Vento;
  • Temperatura do ar e água;
  • Forma e profundidade da superfície livre da água;
  • Salinidade da água.

Como calcular a evapotranspiração de uma cultura?

ETo é a evapotranspiração de referência; Kc é o coeficiente da cultura; ETc é a evapotranspiração da cultura (ETc = ETo ....Valores calculados:
  1. ETo = F . (Tmax - Tmin) . ...
  2. ETo = 0.16 . (32 - 18) . ...
  3. ETc = Kc . ETo.
  4. ETc = 0,8 . 5,1 = 4,1 mm.
  5. Como 1,0 mm = 10.000 L/ha 4,1 mm = 41.000 L/ha.

O que é evapotranspiração e como ela pode ser medida?

Evapotranspiração é a soma da evaporação da água pela superfície de solo mais a transpiração dos vegetais, passando para a atmosfera no estado de vapor, sendo parte do ciclo hidrológico. ... Um milímetro de evapotranspiração é igual a deslocar para a atmosfera um litro de água para cada metro quadrado da superfície.

Quais são os métodos utilizados para e estimar a evapotranspiração?

Os melhores métodos para estimativa da ETo foram: Penman-Original, Stephens-Stewart, Radiação-Temperatura, Turc, Hargreaves-Original, Penman-FAO24, Thornthwaite, Abtew, Blaney-Criddle-FAO24, McCloud, Radiação-FAO24, Garcia-Lopez, Thornthwaite-Modificado, Radiação-Global, Hargreaves-Samani e Jensen-Haise.

Como ocorre o processo de condensação?

A condensação ocorre quando o vapor ou gás atinge uma temperatura inferior ao do seu ponto de ebulição. No caso do vapor de água, por exemplo, a condensação começa quando a temperatura está abaixo dos 100 graus Celsius. Assim, o estado gasoso da água vai se transformando em gotículas líquidas.