Quais os benefícios do chocolate para o cérebro?
Quais os benefícios do chocolate para o cérebro?
Os flavonoides (antioxidantes presentes naturalmente no chocolate) aumentam o fluxo sanguíneo na região cerebral responsável pela memória. Além disso, o consumo desse antioxidante encontrado naturalmente no cacau pode ajudar a melhorar funções cognitivas, como o raciocínio.
O que o chocolate estimula?
Esse alimento apresenta em sua composição o aminoácido triptofano, responsável por estimular a ativação da serotonina e da dopamina, que estão relacionadas, além da melhora do humor, com a diminuição da depressão e da ansiedade.
Porque o chocolate deixa a gente feliz?
O chocolate tem um grupo de alcaloides neuroativos conhecidos como tetrahidro-beta-carbolinas, que também podem ser encontrados na cerveja, vinho e outras bebidas. Essas substâncias elevam nossos níveis de dopamina e serotonina - têm, portanto, um efeito no humor.
Quais os problemas que o chocolate pode causar?
O consumo exagerado do chocolate pode ocasionar diarreia, refluxo, náuseas, dores estomacais, dor de cabeça e até desencadear um processo alérgico. Isso acontece porque o doce derivado do cacau é rico em gorduras e açúcares, que podem sobrecarregar o organismo quando consumidos em excesso.
Quem come chocolate e mais feliz?
Mas você já se perguntou qual o motivo de as pessoas ficarem mais felizes depois de comerem essa delícia? É que o chocolate contém uma substância chamada feniletilamina que estimula a produção de serotonina, substância cerebral que dá sensação de prazer e calma, associada à sensação de felicidade.
Quais os benefícios de comer chocolate amargo?
Potássio, zinco e selênio também estão presentes, além de propriedades antioxidantes, que ajudam a acelerar o metabolismo e diminuir a resistência à insulina. Além disso, o chocolate amargo pode proporcionar uma sensação de bem-estar, ajuda a controlar a pressão, e estabiliza o colesterol e glicose.
Porque chocolate é tão viciante?
CHOCOLATE É O QUE MAIS VICIA — O chocolate tem tiamina, uma das vitaminas do complexo B que é importante na produção de energia, e feniletilamina, um neuromodulador de sinapses do cérebro similar à anfetamina.