Como o gás é feito?
Como o gás é feito?
O gás de cozinha é formado pela mistura dos gases propano e butano e não tem cheiro! Por isso, por segurança, recebe um composto a base de enxofre e de forte odor chamado Mercaptana. Essa substância caracteriza o odor do GLP, que permite a percepção de vazamentos caso estes ocorram.
Quem produz gás de cozinha no Brasil?
O GLP tem um peso social muito grande no Brasil: cerca de 75% do consumo vem de residências. Atualmente, a produção é concentrada na Petrobras, que fabrica o insumo em suas refinarias.
Qual a matéria prima do gás de cozinha?
O GLP, popularmente conhecido como “gás de cozinha”, é uma mistura de hidrocarbonetos líquidos: o propano e o butano comercial. É obtido pelo refino do petróleo e pelo processamento do gás natural nas UPGNs (Unidades de Processamento de Gás Natural).
Onde se produz gás natural no Brasil?
O Rio de Janeiro é o principal estado produtor de gás natural, respondendo por mais da metade da produção nacional, fruto do acentuado crescimento nos últimos anos.
Onde é encontrado gás natural no Brasil?
Na década de 80, houve a descoberta da Bacia de Campos no Rio de Janeiro, que até hoje é a maior reserva de gás natural do Brasil, e em 1999, houve o início das atividades do gasoduto Brasil – Bolívia, com capacidade de transportar 30 milhões de m3 por dia.
Como é vendido o gás natural?
O gás natural é aquele que chega às residências encanado, vendido por distribuidoras como a Comgás, em São Paulo, e a Gasmig, em Minas Gerais. Já o gás de botijão tem o nome técnico de GLP (gás liquefeito de petróleo) e é vendido por distribuidoras como Ultragaz, Liquigás, Supergasbras, Nacional Gás e Copagaz.