Quem determina o aumento da gasolina?
Quem determina o aumento da gasolina?
Segundo a ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis), os impostos representam 44% do preço da gasolina no Brasil: 28,3% são impostos estaduais, o conhecido ICMS, e 15,5% correspondem a taxas federais. Além disso, há o lucro dos revendedores e postos, que chega a 10%.
Por que a gasolina está subindo?
Um dos fatores que mais impactam o preço da gasolina é o acordo firmado entre os membros da OPEP – Organização dos Países Exportadores de Petróleo que restringe a produção de petróleo durante a pandemia, visando equilibrar os preços ante a queda da demanda causada pelo isolamento social.
Porque a gasolina está alta?
Por que o preço da gasolina subiu tanto? Segundo especialistas, as altas refletem a recuperação das cotações internacionais do petróleo depois de terem derretido no início da pandemia, com forte auxílio do dólar, que desde o início da pandemia ficou abaixo de R$ 5 apenas por sete dias, em junho último.
Porque alta dos combustíveis?
Uma série de fatores explica a elevação dos preços dos combustíveis: o preço do petróleo em níveis elevados no exterior; a desvalorização do real (de 3,62% no período, segundo o Banco Central), que também influencia os custos locais; a retomada da atividade econômica; e problemas com a safra da cana-de-açúcar.
Quem paga a Cide?
Art. 2o São contribuintes da Cide o produtor, o formulador e o importador, pessoa física ou jurídica, dos combustíveis líquidos relacionados no art. 3o.