:

Quais são as 4 DPOC?

Quais são as 4 DPOC?

O Centro de Tratamento de Doenças Pulmonares da Unidade Campo Belo do Hospital Alemão Oswaldo Cruz oferece aos pacientes portadores de bronquite, enfisema e asma, por meio de equipe médica especializada, os métodos adequados de diagnóstico e tratamento específico para cada situação.

Que mal a DPOC causa?

A DPOC provoca uma limitação do fluxo de ar pelas vias aéreas e a destruição do tecido pulmonar dos pacientes. Como resultado, a capacidade respiratória é reduzida, dificultando a oxigenação do sangue. Isso pode levar a problemas ainda mais sérios, como cardiopatias e depressão.

O que é exacerbação da DPOC?

Exacerbação de DPOC: é um evento agudo caracterizado por piora dos sintomas respiratórios em relação ao habitual, levando a mudança no tratamento. Geralmente precipitada por in- fecções virais/bacterianas ou por exposição ambiental. O diagnóstico é clínico.

O que mais aumenta o risco de ter exacerbação em paciente com DPOC?

O risco de desenvolver uma exacerbação da DPOC se correlaciona com fatores como idade avançada, tosse produtiva, duração da DPOC, história de antibioticoterapia, hospitalização relacionada à DPOC no ano anterior, hipersecreção mucosa crônica, contagem de eosinófilos no sangue periférico aumentada, terapia com teofilina ...

Qual exame para saber se tem DPOC?

Um exame chamado de espirometria mede a força do sopro da pessoa e atesta a DPOC se o fluxo de ar for fraco. Para confirmar o diagnóstico, o médico avalia as queixas relacionadas à respiração e ao cansaço e solicita outros testes. É o caso da radiografia do tórax e do oxímetro, que mede o teor de oxigênio no sangue.

Qual a etiologia da DPOC?

DPOC é a limitação do fluxo de ar provocada por resposta inflamatória a toxinas inalatórias, frequentemente fumaça de cigarro. Deficiência de alfa-1 antitripsina e uma variedade de exposições ocupacionais constituem causas menos comuns em indivíduos que não são tabagistas.

Quais são as principais alterações dos volumes pulmonares na DPOC?

Os sinais de DPOC incluem sibilos, uma fase expiratória prolongada da respiração; hiperinsuflação pulmonar que se manifesta pela atenuação dos sons cardíacos e pulmonares; e aumento do diâmetro anteroposterior do tórax (tórax em barril).

Qual o principal fator de risco para DPOC?

O DPOC acomete principalmente fumantes, apenas cerca de 1/3 das pessoas com a doença nunca fumaram. Além do tabagismo, a exposição a gases tóxicos são os principais fatores de risco. Se você fuma ou fica muito exposto à fumaça, fique atento! Caso tenha algum problema respiratório, procure seu médico.

O que causa exacerbação de DPOC?

As infecções respiratórias são consideradas como a principal causa da exacerbação da DPOC. A presença de bactérias colonizando as vias respiratórias na DPOC é comprovada por vários estudos durante a exacerbação.