:

O que é uma vacina acelular?

O que é uma vacina acelular?

Muita gente tem dúvidas a respeito das vacinas da rede privada e da rede pública, e algumas delas se diferem pela forma que são feitas: acelulares e celulares. Na rede privada as vacinas são acelulares, pois são desenvolvidas com partículas e não com o vírus/bactérias inteiras, diminuindo o risco de reações adversas.

Quais as vacinas acelulares que existem?

Vacinas Penta ou Hexa (acelulares)
  • DTPa-VIP/Hib: difteria, tétano, coqueluche, meningite por Haemophilus influenzae tipo b epoliomielite.
  • DTPa-VIP-HB/HIb: difteria, tétano, coqueluche, meningite por Haemophilus influenzae tipo b,poliomielite e hepatite B.

O que é vacina hexa acelular?

O que previne: Difteria, Tétano, Coqueluche, Meningite por Haemophilus influenzae do tipo B, Poliomielite e Hepatite B.

Como é feita a vacina acelular?

A vacina tríplice acelular (DPaT) é constituída de antígenos protetores contra a difteria, coqueluche e tétano. É composta por dois toxoides (tetânico e diftérico) e antígenos purificados da bactéria que causa a coqueluche (Bordetella pertussis), fazendo com que as reações à vacina sejam menos frequentes e mais leves.

O que é a vacina HIb?

O que previne: Doenças causadas pelo Haemophilus influenzae tipo b, principalmente meningite. É composta de pó liofilizado com polissacarídeo da cápsula da bactéria Haemophilus influenzae tipo b (Hib) conjugado com toxoide tetânico, lactose, cloreto de sódio, água para injeção. As apresentações multidose contêm fenol.

Quais são as vacinas que são pagas?

Conheça as vacinas oferecidas pela rede pública de saúde:
  • BCG;
  • Hepatite B;
  • Pentavalente (DTP+ Hib+Hepatite B);
  • DTP;
  • VIP;
  • VOP;
  • Pneumocócica 10 valente;
  • Meningocócica C;

Qual a diferença da vacina do posto e particular?

A vacina é a mesma na rede pública e particular. A única diferença, é por ser multidose na rede pública (sendo aberto em um dia especifica, geralmente com agendamento, pelo posto de saúde) e na rede particular é monodose (dose individual, podendo ser feita a qualquer dia).

Qual a diferença da vacina penta para hexa?

A vacina hexavalente protege contra difteria, coqueluche, tétano, Haemophilus influenzae, Poliomielite e hepatite B. A vacina pentavalente da rede privada protege contra difteria, coqueluche, tétatno, Haemophilus influenzae e poliomielite.

Qual a reação da vacina hexa?

Reações muito comuns: perda de apetite, irritabilidade, choro anormal e inquietação (em crianças), dor, vermelhidão e inchaço no local da aplicação, febre maior ou igual a 38º C, cansaço. Reações comuns: nervosismo, vômito, diarreia,coceira, febre acima de 39,5°C, endurecimento no local da injeção.

Quais são as reações da vacina DTPa?

Efeitos e eventos adversos: Em crianças com até 9 anos podem ocorrer: irritabilidade, sonolência, reações no local da aplicação (dor, vermelhidão e inchaço) e fadiga em mais de 10% dos vacinados. Até 10% podem manifestar falta de apetite, dor de cabeça, diarreia, vômito e febre.

O que é infecção por Hib?

Haemophilus influenzae tipo b (Hib) é uma bactéria que atinge principalmente crianças até cinco anos, causando infecções que começam geralmente no nariz e na garganta, mas podem se espalhar para outras partes do corpo, incluindo pele, ouvidos, pulmões, articulações, membranas que revestem o coração, medula espinhal e ...

Em qual momento encontramos a vacina Haemophilus no calendário vacinal?

Quem deve tomar a vacina É recomendada a sua administração em bebês e crianças a partir dos 2 meses de vida. O esquema vacinal inicial é de três doses com intervalos de dois meses, havendo reforços com 1 ano e 5 meses e um reforço em pré-escolares.

Qual vacina dar no particular?

As vacinas da rede pública e privada são bem diferentes. No posto é realizada a tríplice bacteriana (DTP) e a gotinha VOP, que são de células inteiras, podendo causar reações. Já as vacinas particular é acelular e inativada ( DTPa + VOP ou PENTAVALENTE ACELULAR. Estas causam pouco ou quase nada de efeitos indesejados.

Qual vacina não tem na rede pública?

HEXAVALENTE: contra difteria, tétano, coqueluche acelular, HIB, Hepatite B e SALK. PENTAVALENTE: contra difetria, tétano, coqueluche acelular, HIB e SALK. TETRAVALENTE ACELULAR: contra difteria, tétano, coqueluche acelular e HIB. DTPa+SALK: contra difteria, tétano, coqueluche acelular e SALK.

Qual vacina vale a pena dar particular?

REDE PARTICULAR: com a vacina DTPa: realizado 1° reforço aos 15 meses (também pode ser feito com a PENTAVALENTE ACELULAR), 2° reforço aos 4 anos. O 3° reforço aos 14 anos de idade. A cada 10 anos é recomendado fazer um, reforço para prevenção da difteria, tétano e coqueluche.

Quais vacinas aplicar no particular?

Diferença entre as vacinas da rede pública e da rede particular
IDADEVACINACLÍNICA PARTICULAR
12 MESESMENINGOCOCICA BDOSE DE REFORÇO
HEPATITE AHEPATITE A
PNEUMOCÓCICANÃO SE APLICA AO CALENDÁRIO VACINAL
15 MESESDTPDTP(a) + HIB + PÓLIO (VIP) PENTAVALENTE