:

Quais os sinais de choque na dengue?

Quais os sinais de choque na dengue?

Sinais de choque a) hipotensão arterial; b) pressão arterial convergente (PA diferencial < 20mmHg); c) extremidades frias, cianose; d) pulso rápido e fino; e) enchimento capilar lento (> 2 segundos).

Qual é a classificação da dengue?

  1. Dengue simples - sem gravidade. Ausência de hemorragias espontâneas, de desidratação e de plaquetopenia. ...
  2. Dengue com manifestações hemorrágicas - potencialmente grave. Presença de sangramentos espontâneos, com ou sem plaquetopenia e hemoconcentração. ...
  3. Dengue grave.

Como é a fase de recuperação da dengue?

Algumas pessoas demoram meses para se recuperar. Muita gente não sabe, mas os sintomas da dengue podem durar um, dois, três, vários meses depois que o paciente já recebeu o diagnóstico de cura. Algumas pessoas sentem mais, outras menos, mas essa sensação de fraqueza e indisposição pode persistir.

O que é dengue grupo C?

GRUPO C: Síndrome febril indiferenciada aguda ou síndrome febril hemorrágica aguda com sinais de alerta (quadro febril agudo, com ou sem manifestações hemorrágicas, acompanhado de pelo menos um dos sinais de alerta);

Qual a conduta neste caso após a classificação de risco da dengue?

Conduta Hidratação oral conforme recomendado para o Grupo A, até resultado dos exames. Reavaliação clínica e laboratorial diária ou imediata na presença de sinais de alarme. Entregar cartão de acompanhamento da dengue. Acompanhar o paciente até 48h após a queda da febre.

Quais são as fases clínicas da dengue?

A infecção pelo vírus da dengue é constituída de três fases: (1) a fase febril, (2) a fase crítica, e (3) a fase de recuperação. Todo o curso da doença tem duração de 7 a 10 dias, com cada fase durando cerca de 2 a 3 dias.

O que é a síndrome do choque da dengue?

Esta é a mais séria apresentação da dengue e se caracteriza por uma queda ou ausência de pressão arterial. A pessoa acometida pela doença apresenta um pulso quase imperceptível, inquietação, palidez e perda de consciência.

Quem é o grupo de risco da dengue?

Condições clínicas especiais e/ou risco social ou comorbidades: lactentes (menores de 2 anos), gestantes, adultos com idade acima de 65 anos, com hipertensão arterial ou outras doenças cardiovasculares graves, diabetes mellitus, DPOC, doenças hematológicas crônicas (principalmente anemia falciforme), doença renal ...

Quais as fases clínicas da dengue?

A infecção pelo vírus da dengue é constituída de três fases: (1) a fase febril, (2) a fase crítica, e (3) a fase de recuperação. Todo o curso da doença tem duração de 7 a 10 dias, com cada fase durando cerca de 2 a 3 dias.

Qual a conduta se o hematócrito aumentar ou se o hematócrito normalizar?

Se hematócrito normalizar, manter hidratação oral vigorosa e orientar retorno para reavaliação clínico/laboratorial em 24 horas, ou antes, se surgirem sinais de alarme. Se a resposta for inadequada, manter o paciente em leito de observação com hidratação parenteral.

Em que fase da dengue aparecem as manchas vermelhas?

Rash da dengue O rash é um sinal que ocorre em mais da metade dos pacientes, geralmente após o 3º dia de febre. As manchas na pele são tipicamente avermelhadas, planas e distribuídas por tronco e membros.

O que é dengue tipo 1 2 3 e 4?

O dengue é uma doença infecciosa causada por um arbovírus (existem quatro tipos diferentes de vírus do dengue: DEN-1, DEN-2, DEN-3 e DEN-4), que ocorre principalmente em áreas tropicais e subtropicais do mundo, inclusive no Brasil.

Qual é o sorotipo da dengue hemorrágica?

As complicações ocorrem, geralmente, quando a pessoa é exposta a um segundo sorotipo do vírus, o que pode levar à dengue severa, anteriormente chamada de dengue hemorrágica. Apesar de os sorotipos 2 e 3 serem considerados os mais agressivos, qualquer reinfecção por dengue pode acarretar um quadro mais grave.