:

O que é atresia retal?

O que é atresia retal?

Na atresia retal o ânus está aberto, porém um segmento variável do reto (proximal ao ânus) é atrésico e não associado a fístulas(35). Apesar do ânus ser bem desenvolvido, também termina em fundo cego 1,5 a 3 cm cranial à margem anal.

O que é Imperfuração retal?

Resultados: Segundo os autores estudados, a imperfuração anal é uma malformação do ânus que provêm do mau desenvolvimento da porção terminal do tubo digestivo, podendo ainda haver o comprometimento associado a outros sistemas, como o geniturinárío, o locomotor e o nervoso.

O que causa a anomalia anorretal?

As anomalias anorretais (AAR) são malformações congênitas decorrentes de interrupção ou anormalidades no desenvolvimento embriológico do ânus, reto e trato urogenital, em sua maioria são resultantes do desenvolvimento anormal do septo urorretal; ou seja, uma anormalidade do desenvolvimento embriológico, com ...

O que é anomalia anorretal?

Malformações anorretais são defeitos de nascimento, nos quais o ânus e o reto (a parte inferior do aparelho digestivo) não se desenvolvem adequadamente. Durante uma evacuação, fezes passam do intestino grosso para o reto e ao ânus. Músculos na região anal ajudam a controlar quando ocorrem movimentos anômalos.

Qual a diferença entre atresia e estenose?

A atresia aórtica é incompatível com a vida e a estenose depende da sua intensidade. Existem dois tipos: valvular e subvalvular. Na estenose valvular ocorre um mau desenvolvimento das cúspides, criando um diafragma fibroso e espessado. Na subvalvular ocorre um anel fibroso espessado abaixo das cúspides.

O que é o síndrome de vacterl?

VACTERL/VATER é uma associação de malformações congénitas tipicamente caracterizadas pela presença de pelo menos três dos seguintes: defeitos vertebrais, atresia anal, defeitos cardíacos, fístula traqueo-esofágica, anomalias renais e anomalias dos membros.

O que é fístula reto-vaginal?

Introdução: As fístulas retovaginais são comunicações anormais entre o reto e a vagina. Os fatores predisponentes consistem em trauma (principalmente resultantes de cirurgias obstétricas), doença inflamatória intestinal, infecção, tumor e história prévia de radiação pélvica.

Em que casos é indicado a colostomia?

A colostomia é indicada quando o paciente tem qualquer condição de saúde que o impeça de evacuar naturalmente pelo ânus.

Como é feito o diagnóstico da gastrosquise?

Segundo informado por Maria Lúcia da Silva, a ecografia gestacional e a dosagem de alfa-feto proteína são os dois exames mais utilizados para diagnosticar gastrosquise. “Através da ultrassonografia, o diagnóstico é feito a partir da 12ª semana, sendo mais comum entre a 18ª e 20ª semana.

Quais são os tipos de fístulas Traqueoesofágicas?

Fístula traqueoesofágica
  • Estenose, em decorrência da ulceração causada pelo ácido gástrico estomacal uma vez que, geralmente, realiza-se a ressecção de parte do esôfago, levando ao encurtamento do mesmo;
  • Vazamento de conteúdo no local de sutura;
  • Recorrência da fístula.

O que é o que significa estenose?

Em termos médicos, estenose se refere a um estreitamento ou constrição de um duto ou passagem.

O que causa a síndrome de Vater?

A síndrome de VATER é um acrônimo que descreve uma constelação de defeitos congênitos que atinge 16 de cada 100.000 nascidos vivos. Acredita-se que esteja associado a uma mutação genética, mas o gene exato responsável ainda é desconhecido.

O que é uma fístula no esôfago?

É comum a ocorrência de fístula após algumas situações como traumatismo (ferimento por arma branca ou de fogo) na região cervical (pescoço) ou na região do tórax, em decorrência da invasão de um tumor maligno de regiões vizinhas (pulmão, esôfago, mediastino) e em pessoas que foram submetidas a qualquer cirurgia dessas ...

Como tratar uma fístula reto-vaginal?

O tratamento é eminentemente cirúrgico e diversas técnicas podem ser usadas. A cirurgia de Martius (CM), desenvolvida no século XX na Alemanha por Henrich Martius, originalmente era usada para tratamento de incontinência urinária feminina causada por estresse.

O que causa uma fístula vaginal?

As fístulas vesicovaginais resultam principalmente de lesões obstétricas e lesões iatrogênicas decorrentes de cirurgias ginecológicas, principalmente aquelas que ocorrem durante a histerectomia abdominal, vaginal e/ou laparoscópica.

Quais as complicações da colostomia?

As principais complicações relacionadas aos estomas incluem a adaptação inadequada da placa de ostomia, devido à má localização do estoma na parede abdominal, dermatite periostomal, necrose isquêmica, retração, prolapso, estenose, fístula periostomal, hérnia periostomal, abscesso periostomal e câncer.

O que é gastrosquise fetal fotos?

A gastrosquise, uma malformação da parede abdominal que acontece entre a 4ª e a 10ª semana de gestação, consiste em uma abertura no abdome do feto – geralmente do lado direito do cordão umbilical –, pela qual as alças intestinais e, em alguns casos, o estômago, ou outro órgão da cavidade abdominal se exteriorizam.

O que é gastrosquise fotos?

A gastrosquise é um defeito da parede abdominal do feto, cuja parte do intestino fica "para fora", por um orifício ao lado do cordão umbilical.

Qual a fístula traqueoesofágica mais comum?

Fístula traqueoesofágica em H, sem atresia. ATRESIA DO ESÔFAGO E FÍSTULA De todos, o tipo c é a forma mais comum ESOFAGOTRAQUEAL (cerca de 86% dos casos).