:

Quais as principais consequências da gravidez na adolescência?

Quais as principais consequências da gravidez na adolescência?

A gravidez numa fase precoce da vida, como a adolescência, pode resultar em diversas consequências tanto para a gestante quanto para o bebê, como depressão durante e após a gravidez, parto prematuro e aumento da pressão arterial.

O que acontece na gravidez na adolescência?

A gravidez na adolescência ocorre com maior frequência em pessoas com baixa escolaridade e está relacionada, muitas vez, com o mau uso dos métodos contraceptivos. A adolescência, idade compreendida, segundo a Organização Mundial da Saúde, entre 10 e 19 anos, é uma época de várias descobertas.

Quais os problemas sociais na gravidez na adolescência?

Adolescentes grávidas sofrem com falta de estrutura Ser mãe adolescente, sem nenhum tipo de planejamento nem apoio familiar, ocasiona diversos problemas na vida da gestante e perpetua um ciclo de pobreza e exclusão social difícil de ser quebrado.

Quais são as consequências de uma gravidez indesejada?

Segundo o especialista, a situação pode levar a doenças psiquiátricas, delinquência, comportamento criminal e ao alcoolismo nos filhos de gravidez indesejada, como apontam estudos realizados na Suécia.

O que fazer na gravidez na adolescência?

Confira a seguir algumas dicas de especialistas que podem ajudar nesse momento.
  1. Processe a notícia. Antes de lidar com as outras pessoas, é preciso lidar com os próprios sentimentos. ...
  2. Compartilhe a notícia com pessoas de confiança. ...
  3. Conte a seus pais. ...
  4. Encontre um mediador. ...
  5. Procure apoio profissional.

Quais os pontos negativos da gravidez na adolescência?

Os problemas clínicos da gravidez na adolescência
  • doenças hipertensivas na gestação (como pré-eclâmpsia);
  • aumento do risco de parto prematuro;
  • anemia gestacional;
  • Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs);
  • baixo peso do feto ao nascer.

Quando uma gravidez pode ser considerada indesejada?

A maioria dos casos de gravidez indesejada tem uma história maior por traz dessa gestação. Hora seja por adolescentes que vacilaram e engravidara, ou seja, por casos de infidelidade dentro do casamento, condição financeira ou qualquer outra situação que gere um medo maior do que a alegria de estar grávida.

Quais os riscos de gravidez aos 14 anos?

Segundo a coordenadora do Núcleo de Atenção à Saúde da Mulher, Criança e Adolescente, Vanessa Vieira, a gravidez na adolescência é um problema de saúde pública. “Os riscos à saúde da mãe e bebê são muitos, como prematuridade, anemia, aborto espontâneo, eclâmpsia, depressão pós-parto, entre outros”, completa.

Como os pais devem agir em um caso de gravidez na adolescência?

Quando ocorrer esse problema, é possível buscar apoio de psicólogos, tanto para a gestante, quando para a família e o pai da criança, no Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Básica (Nasf-AB), nas UBSs. “A negação da gravidez é uma das piores reações. O ideal é dar apoio”, finaliza Denise Leite.

Quais os aspectos positivos e negativos de uma gravidez na adolescência?

A gravidez na adolescência pode trazer consequências emocionais, sociais e econômicas para a saúde da mãe e do filho. A maioria das adolescentes que engravida abandona os estudos para cuidar do filho, o que aumenta os riscos de desemprego e dependência econômica dos familiares.