:

O que acontece quando o bebê está com o cordão umbilical no pescoço?

O que acontece quando o bebê está com o cordão umbilical no pescoço?

Se o cordão umbilical estiver envolvendo o pescoço, ou qualquer parte do corpo do bebê, e for comprimido, existe a possibilidade de a criança ter problemas de oxigenação, o que pode acarretar lesões cerebrais, distúrbios de fala, perda da visão e da memória, dentre outras sequelas.

Tem como o bebê se enforcar com cordão umbilical?

Um mito muito comum relativo ao parto é, os bebês se enforcam com o cordão umbilical? Isso é verdade? A resposta é não, mas vamos ver um pouco melhor porque. Esse mito surgiu por conta da condição de bebês que estão com cordão enrolado no pescoço, o que é bastante comum.

O que fazer quando o bebê estiver enrolado no cordão umbilical?

Se houvesse um problema com o cordão, é muito provável que o batimento cardíaco mudasse. Não existe absolutamente nada que possa fazer para evitar que o cordão se enrole em volta do pescoço do bebé, portanto deve concentrar-se em outros aspectos do nascimento nos quais pode ter uma participação mais activa.

Porque o bebê morre antes de nascer?

Em muitos casos as causas são desconhecidas. Entre as possíveis causas estão complicações da gravidez como pré-eclampsia e complicações do parto, problemas na placenta ou cordão umbilical, doenças congénitas, infeções como malária e sífilis, ou debilidade na saúde da mãe.

O que é prolapso do cordão umbilical há danos para a mãe ou para o bebê?

Sempre que uma súbita diminuição na freqüência cardíaca fetal ou freqüência anormal do coração fetal, o prolapso de cordão umbilical deve ser considerado. Devido à possibilidade de morte fetal e de outras complicações, o prolapso de cordão umbilical é considerado uma emergência obstétrica.

Quais os fatores de risco do prolapso do cordão umbilical?

Fatores de risco
  • Posição anormal do feto: permite que o espaço abaixo do feto na pelve materna possa ser ocupado por cordão umbilical.
  • poliidrâmnio: uma elevada quantidade de líquido amniótico empurra o cordão pra fora do útero.
  • prematuridade: prematuros ocupam menos espaço, logo mais espaço pro cordão cair.

O que causa o prolapso do cordão umbilical?

O prolapso do cordão umbilical costuma acontecer se a apresentação do feto for de nádegas ou ele estiver atravessado no útero , mas também ocorre quando o bebê nasce de cabeça .

Como é a ligação do cordão umbilical?

O cordão umbilical não se conecta diretamente com a mãe. O cordão está ligado na placenta e a placenta fica conectada ao útero materno. Portanto não existe ligação do cordão na mãe, o que se conecta na mãe é a placenta.

O que não deve ser feito no prolapso de cordão umbilical?

Se o prolapso for evidente, pode-se elevar manualmente a cabeça do feto a fim de reduzir a compressão do cordão prolapsado; entretanto, deve-se evitar contato direto sobre ele para não induzir vasoespasmo e piorar a situação. Diante do quadro de sofrimento fetal, pode ser necessária a manutenção da manobra até o parto.

Qual tipo de parto deve ser feito quando ocorre o prolapso de cordão umbilical?

Um parto com prolapso de cordão umbilical é sempre uma situação de urgência e exige atendimento imediato. O objetivo do tratamento consiste em fazer com que o feto nasça o mais cedo possível. Em geral, isso deve ser feito por meio de uma cesárea.

Como identificar prolapso de cordão?

O prolapso de cordão é definido como a projeção do cordão umbilical por meio do colo do útero na frente da apresentação fetal. Pode ser “oculto” quando está ao lado da apresentação e não visível ou “evidente” quando está além da apresentação, e pode ser visível externamente ou palpável.