:

Como trabalhar a literatura de cordel em sala de aula?

Como trabalhar a literatura de cordel em sala de aula?

Práticas Básicas Para Usar Cordel em Sala de Aula Passe textos diferentes para cada conjunto e forneça prazo de trinta minutos para a leitura, discutir o tema em grupo e fazer um texto dissertativo. Na sequência peça para cada grupo ler o pequeno texto de cordel e depois fazer a leitura da redação. Discuta o tema.

Como se faz um cordel?

Como Fazer um Cordel:
  1. Sua história precisa ter um início, um meio e um fim.
  2. A métrica é muito importante então todos os versos.
  3. Uso de estrofes em quadra, sextilha, septilha ou décima.

O que aprendemos com cordel?

Marcado pelas rimas, o cordel é um jeito de contar histórias que tem uma forma única no papel e também na voz. Ler, ouvir, escrever e declamar cordéis com as crianças é uma maneira de trabalhar o desenvolvimento da linguagem, focando nas relações entre escrita e oralidade.

Como trabalhar literatura de cordel no 2 ano?

Distribua uma cópia do cordel “Brincadeiras de crianças” para a turma. Dite algumas palavras do cordel e peça aos alunos que as circulem. Leia uma estrofe e peça aos alunos que marquem as suas rimas. Faça o ditado de algumas brincadeiras e verifique se os alunos já estão estabelecendo relações entre a fala e a escrita.

Como o cordel pode ser útil na educação?

Ao tratar da grafia, por exemplo, o professor pode em sala de aula utilizar-se do cordel para executar tarefas que enfatizem o desenvolvimento da interpretação de texto do aluno, discutindo as mensagens inseridas nos cordéis trabalhados e em atividades que trabalhem corretamente a grafia das palavras.

O que é cordel e como é feito?

Literatura de cordel é uma manifestação literária do interior do nordeste brasileiro. ... Os folhetos de cordel medem cerca de 12 x 16 cm e como são folhas dobradas, têm número de páginas sempre múltiplos de quatro. Sua capa é feita em xilogravura e apresenta ilustrações que remetem ao conteúdo dos poemas.

Quais são os principais temas da literatura de cordel?

Os poemas de literatura de cordel são marcados por fortes elementos da cultura brasileira, com temas que incluem fatos do cotidiano, episódios históricos, lendas, temas religiosos, entre outros. A sua escrita conta com linguagem coloquial, uso de humor, ironia e sarcasmo.

O que não pode faltar no cordel?

Regras do Cordel: > Gênero Literário As narrativas do cordel utilizam-se de diferentes linguagens: a verbal (oral ou escrita), a visual (por meio da imagem). > Estrutura do Cordel Os poemas em cordel seguem regras de métrica e rima inescapáveis, sem elas não se faz um cordel, que é formado por orações.

Como trabalhar literatura de cordel no ensino fundamental?

Ao levar os princípios da Literatura de Cordel para dentro da sala de aula, qualquer conteúdo poderá ser assimilado e descrito em versos pelos próprios alunos. O ritmo cadenciado, as métricas e as rimas do texto não apenas instigam a capacidade de criação como favorecem e memorização.

O que é cordel para ensino fundamental?

Seu nome está relacionado à forma como eram comercializados em Portugal. Os folhetos eram pendurados em cordões denominados cordéis. Estes textos apresentam uma estrutura em versos e podem contar fatos do cotidiano, lendas, episódios religiosos, fatos históricos e muitos outros assuntos.

O que precisa ser considerado quando for ler os cordéis?

O ideal é que você prepare a leitura com antecedência para dar o devido destaque ao ritmo e à musicalidade proporcionados pelas rimas. Treine a entonação, lembrando-se sempre de que é recitando de modo expressivo que os cordelistas atraem compradores para os seus folhetos.

Qual foi a primeira função do cordel entreter ou informar que versos permitiram a você concluir isso?

Resposta: Sua principal função social é de informar, ao mesmo tempo que diverte os leitores.

Qual a importância da literatura de cordel para o Brasil?

É de grande importância para o folclore, já que os cordéis tratam dos costumes locais, fortalecendo as identidades regionais; A literatura de cordel é muito conhecida por suas xilogravuras (gravuras em madeira), que ilustram as páginas dos poemas.

O que é a literatura de cordel e qual a sua importância para a literatura?

O Cordel é um gênero literário típico do nordeste brasileiro. Por sua longa data, possui traços do trovadorismo, mas o que predomina são os regionalismos brasileiros. É uma forma rica de se expressar, misturando várias linguagens artísticas de alcance popular, além de ser um Patrimônio Nacional!