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Quais são as características da Arte Moderna no Brasil?

Quais são as características da Arte Moderna no Brasil?

Aproximação da linguagem popular e coloquial. Figuras deformadas e cenas sem lógica. Abandono da representação das formas de maneira realista. Arbitrariedade no uso das cores.

Qual foi a principal artista do modernismo no Brasil?

Conheça os principais autores do Modernismo no Brasil Pintura: Candido Portinari, Anita Malfatti, Di Cavalcanti, Tarsila do Amaral, Lasar Segall, dentre outros. Música: Heitor Villa-Lobos, Alberto Nepomuceno, e Guiomar de Novais.

Quem foram as figuras centrais do Modernismo brasileiro?

Heitor Villa-Lobos na música; Mário de Andrade e Oswald de Andrade, na literatura; Victor Brecheret, na escultura; Anita Malfatti e Di Cavalcanti, na pintura, são alguns dos participantes da Semana, realçando sua abrangência e heterogeneidade.

Qual era o objetivo da arte moderna brasileira?

Marco oficial do Modernismo no Brasil A Semana de Arte Moderna ocorreu entre os dias 13 e 18 de fevereiro de 1922 no Teatro Municipal de São Paulo. ... O seu objetivo era renovar o ambiente artístico-cultural e mostrar o que havia na escultura, arquitetura, música e literatura brasileira do momento.

Qual foi o marco da Arte Moderna no Brasil?

Há 99 anos, acontecia o marco do início do modernismo no Brasil. Um movimento que se tornou referência cultural do século XX: a Semana de Arte Moderna de 1922. Também chamada de Semana de 22, a Semana de Arte Moderna ocorreu em São Paulo, entre os dias 11 e 18 de fevereiro de 1922, no Teatro Municipal da cidade.

O que os artistas defendiam?

Os artistas dessa fase defendiam a reconstrução da cultura brasileira sobre bases nacionais; o fim do nosso complexo de colonizados; uma crítica ao nosso passado histórico; e o fim do apego aos valores estrangeiros. Logo, tudo está relacionado ao nacionalismo, mas com uma visão crítica da realidade brasileira.

O que os artistas da Arte Moderna defendia?

Entre estes movimentos, destacam-se o surrealismo, o expressionismo, o futurismo, dadaísmo, cubismo e demais vanguardas que direcionavam a arte moderna às causas revolucionárias da época, que paradoxalmente, defendia a realidade que se estabelecia, ao mesmo tempo, que a negava completamente.