:

Quanto tempo dura o tratamento contra a hanseníase?

Quanto tempo dura o tratamento contra a hanseníase?

A duração do tratamento varia de acordo com a forma clínica da doença. Para pacientes com hanseníase paucibacilar (PB) a duração é de seis meses e para pacientes com hanseníase multibacilar (MB) a duração é de doze meses.

Quais os sintomas da hanseníase nos nervos?

Dor e sensação de choque, formigamento, fisgadas e agulhadas ao longo dos nervos dos braços e das pernas. Inchaço de mãos e pés. Diminuição sensibilidade e/ou da força muscular da face, mãos e pés, devido à inflamação de nervos, que nesses casos podem estar engrossados e doloridos.

Qual a parte do sistema nervoso que a hanseníase ataca?

“A bactéria que causa hanseníase [Mycobacterium leprae] gosta do nervo periférico. Não do sistema nervoso central. Não leva à convulsão, nem à dor de cabeça, nem ao acidente vascular cerebral (AVC), que as pessoas chamam de derrame.

Qual a bactéria que causa hanseníase?

A hanseníase é uma doença infecciosa, contagiosa, de evolução crônica, causada pela bactéria Mycobacterium leprae.

Quais são os nervos mais frequentemente acometidos pela hanseníase?

A Tabela 1 demonstra que os nervos periféricos mais freqüentemente acometidos no momento do diagnóstico são o nervo ulnar, o nervo tibial posterior e o nervo fibular.

Como a hanseníase afeta os nervos?

A manifestação mais precoce da hanseníase é o envolvimento do nervo cutâneo, resultando primeiramente em perda da sensação térmica e evoluindo para envolver outros sintomas maiores, como dor e tato afetado.

Quanto tempo a hanseníase se manifesta?

A hanseníase apresenta longo período de incubação, ou seja, o tempo em que os sinais e sintomas se manifestam desde a infecção. Geralmente, esse período dura em média de dois a sete anos; porém, há referências a períodos inferiores a dois e superiores a dez anos.