:

O que é a radiólise da água?

O que é a radiólise da água?

Radiólise é a dissociação de moléculas por radiação. É a clivagem de uma ou várias ligações químicas, resultante da exposição a um fluxo de alta energia.

Como ocorre a radiólise da água?

Os radicais oxigenados são gerados pela interação da radiação com a água (radiólise da água) que forma espécies excitadas, que por sua vez, se decompõe, formando espécies reativas.

O que é radiólise como ela afeta o DNA?

A radiação pode interagir de for- ma direta atingindo alguma molécula vital do organismo (DNA) ou de forma indireta, através da radiólise da água.

Quais as consequências da radiólise da água?

livres derivados da radiólise da água interagem quimicamente entre si ou com moléculas próximas a eles. ... A célula responde à radiólise da água de um modo que vai desde a completa recuperação das lesões moleculares até a morte celular.

O que significa radiólise?

Uma radiólise consiste na utilização da radiação ionizante para produzir reações químicas. A radiação usada inclui partículas alfa, eletrões, neutrões, raios X e raios gama provenientes de materiais radioativos, ou de aceleradores de partículas.

Quais os efeitos da quebra de duas fitas de DNA pela radiação?

A radiação ionizante pode causar danos a células diretamente, quebrando ligações químicas de moléculas biológicas(quebra da molécula de DNA), ou indiretamente criando radicais livres nas moléculas de H2O, que são as mais atingidas pela radiação.

O que é efeito biológico?

Além destas alterações funcionais os efeitos biológicos caracterizam-se também pelas variações morfológicas. Entende-se como variações morfológicas as alterações em certas funções essenciais ou a morte imediata da célula, isto é, dano na estrutura celular.

Como a radiação interage com o DNA?

Portanto, a radiação irá interagir diretamente com a molécula de água, ocasionando a formação de radicais livres que, ao interagirem quimicamente com o DNA, serão capazes de “roubar” seus átomos e, indiretamente, ionizar a molécula [1, 7].

O que é o efeito estocástico?

Os efeitos estocásticos são aqueles em que a probabilidade de ocorrência é proporcional à dose de radiação recebida, sem a existência de limiar. Isto significa que doses pequenas, abaixo dos limites estabelecidos por normas e recomendações de radioproteção, podem induzir tais efeitos.

Quais os danos causados pelos radicais livres?

Os radicais livres podem contribuir para o surgimento de alguns problemas de saúde, como o enfraquecimento do sistema imunológico e o envelhecimento, bem como de distúrbios mais sérios, como artrite, arteriosclerose, catarata, entre outros.

Quais são as radiações de alto e baixo Let?

A Figura 4.9 mostra que, para o mesmo valor da dose de radiação, as radiações de alto LET (alfa, nêutrons, íons pesados) resultam em menor percentual de sobrevivência que as de baixo LET (elétrons, beta, fótons).

O que acontece quando 1 fita do DNA é rompida pela radiação ionizante?

Acredita-se que o erro no reparo, principalmente, de quebra de duas fitas da molécula de DNA, seja a principal causa de morte celular e indução de efeitos mutagênicos e cancerígenos. próximas se romper, pode ocorrer a formação de uma ligação cruzada (o reparo não ocorre), devido à formação de locais reativos.

Quais os efeitos somáticos da radiação?

Exemplos de efeitos somáticos incluem queimaduras, vômitos, cefaleia, diarreia, infecções, anemia, obstrução de vasos, ou em casos mais graves de exposição, mutações do DNA, morte celular e câncer.

Quais são os efeitos biológicos da radiação?

A radiação pode provocar basicamente dois tipos de danos ao corpo, um deles é a destruição das células com o calor, e o outro consiste numa ionização e fragmentação(divisão) das células.

Quais são os efeitos biológicos das radiações ionizantes?

Os efeitos biológicos das radiações ionizantes podem ser estocásticos ou determinísticos. A principal diferença entre eles é que os efeitos estocásticos causam a transformação celular enquanto que os determinísticos causam a morte celular.

Como a radiação mata células?

A radiação pode provocar basicamente dois tipos de danos ao corpo, um deles é a destruição das células com o calor, e o outro consiste numa ionização e fragmentação(divisão) das células. O calor emitido pela radiação é tão forte que pode queimar bem mais do que a exposição prolongada ao sol.

Como são classificados os efeitos da radiação?

Os efeitos da radiação são classificados como agudos ou crônicos. Os crônicos se manifestam ao longo de anos após uma exposição não direta mas significativa de radiação. Já os agudos são imediatos.

O que é efeito Estocastico e Deterministico?

A principal diferença entre eles é que os efeitos estocásticos causam a transformação celular enquanto que os determinísticos causam a morte celular. Os efeitos estocásticos causam uma alteração aleatória no DNA de uma única célula que no entanto, continua a reproduzir-se.

São exemplos de efeitos estocásticos?

efeitos estocásticos causam dano celular, efeito determinístico causa a morte celular. efeitos hereditários são determinísticos. efeitos estocásticos apresentam limiar de dose, já os determinísticos não apresentam esse limiar. leucopenia, náuseas, hemorragia são exemplos de efeitos estocásticos.