:

Como fazer um treino de basquete?

Como fazer um treino de basquete?

O primeiro passo para aprender a jogar basquete é dominar a técnica da “pegada de bola” e de jogar a bola, o passe. Primeiramente, a pegada de bola, em posição inicial: coloque uma mão de cada lado da bola com os dedos abertos enquanto mantém a bola perto do peito, com os cotovelos um pouco afastados do corpo.

Quais são os treinos de basquete?

A periodização deste treinamento está dividida em macrociclo, mesociclos e microciclos, nos quais serão realizados: testes específicos; trabalho de base para a pré-temporada; treinamento de força, flexibilidade e resistência aeróbia e anaeróbia; e treinamento dos fundamentos específicos do basquete.

Como treinar a velocidade no basquete?

O treinamento de velocidade se divide em três etapas que são: velocidade cíclica, velocidade acíclica e velocidade de reação. Oliveira (2004) relata que a velocidade de reação ou tempo de reação é desenvolvida para que possibilite ao jogador de basquetebol reagir ao estímulo provocado pelo jogo no menor tempo possível.

Como treinar para basquete em casa?

A primeira coisa que você deve aprender é a driblar alternando as duas mãos. Se você está começando, um bom exercício é driblar umas 20 vezes sequenciais com a mão que você tem mais habilidade e depois com a outra. É importante treinar com as duas, mesmo que não seja fácil, pois ganhará agilidade.

Como fazer um bom drible no basquete?

Para que o drible funcione corretamente, o jogador deve controlar a bola, tapeando-a contra o piso da quadra ou lançando-a para outro atleta. Ele não pode permitir que o adversário toque na bola ou tire-a de seu poder. No entanto, o drible chega ao fim quando a bola é segurada entre as mãos ou com uma única mão.

Como jogar basquete na quarentena?

Os assentos individuais deverão estar demarcados com uma distância segura (não especificada) entre eles, evitando assim a probabilidade de transmissão do novo coronavírus. Já os jogadores, árbitros e outros profissionais envolvidos na partida terão de usar máscaras.

Quais são os 5 fundamentos do basquete?

5 fundamentos do basquete que você precisa conhecer
  • Passe. Um dos fundamentos mais conhecidos do basquete é o passe. ...
  • Drible. Corpo abaixado, joelhos flexionados, cabeça elevada. ...
  • Arremesso. É um dos fundamentos mais conhecidos do basquete, pois é por meio dele que a pontuação pode ser conquistada. ...
  • Rebote. ...
  • Lance livre.

O que fazer para melhorar no basquete?

Uma maneira eficaz de melhorar esse fundamento é realizando treinamentos específicos.
  1. Bata a bola em zigue-zague. ...
  2. Passe a bola por entre as pernas. ...
  3. Condicione-se e melhore o controle de bola. ...
  4. Arranque da linha de fundo e aperfeiçoe o controle de bola, levando-a até a cesta oposta e fazendo uma bandeja ou arremesso.

Em qual situação Utilizamos a velocidade em um jogo de basquete?

A rápida mudança de direção, a explosão para realizar um arremesso ou uma defesa, a habilidade para saltar de forma rápida e repetida e a velocidade necessária para recuperar uma bola perdida ou realizar um contra-ataque, são exemplos de atividades de alta intensidade comuns no basquete, sendo dependente de inúmeros ...

O que é agilidade no basquetebol?

No basquete, a agilidade pode ser entendida do ponto de vista individual e coletivo. De maneira individual, estamos nos referindo a um jogador que possui um nível de agilidade adequado e consegue vencer a marcação adversária para efetuar sua tarefa motora em prol da sua equipe.

Quais as dicas para realizar o drible?

Passos
  • Toque levemente na bola. Sempre que você realiza contato com a bola no futebol, é um "toque". ...
  • Mantenha a bola perto do seu pé. ...
  • Use a ponta do pé para conduzir a bola enquanto corre. ...
  • Mantenha a bola na parte inferior de sua visão periférica. ...
  • Mude o ritmo. ...
  • Use seu corpo para proteger a bola.

O que é o drible alto?

Drible alto ou de progressão Neste tipo de drible a bola deve ser impulsionada para a frente porque a progressão é rápida, podendo o jogador que dribla dar vários passos entre cada ressalto da bola no solo. O corpo deve estar ligeiramente inclinado para a frente. A cabeça levantada e a olhar em frente.

Como melhorar a pegada no basquete?

A pegada da bola Faça uma leve flexão no seu eixo e uma abertura um pouco maior que o limite dos quadris para as pernas. Dê um passo à frente na direção em que a bola será lançada. Esse passo para frente te dará equilíbrio e a aumentará também a força no momento de arremessar a bola.

Quais são os fundamentos técnicos do basquete?

O manejo da bola e do corpo, o drible, o passe, o arremesso, os fundamentos individuais de defesa e o rebote são aspectos técnicos que devem ser levados em conta pelos iniciantes no esporte. Esses fundamentos são utilizados em várias situações de jogo e norteiam a prática do basquetebol de quadra.

Como melhorar Footwork?

Ou tente um drill no corredor, movendo-se rapidamente para frente e para trás entre a linha de simples e de duplas. Faça isso por 10 a 20 segundos para ganhar agilidade nos seus movimentos laterais. Faça exercícios de footwork duas vezes por semana antes ou depois de treinar.

Como aumentar sua Impulsao?

4 exercícios que vão melhorar o seu salto vertical
  1. 1- Agachamento com peso corporal. Em primeiro lugar, o agachamento de peso corporal é útil para melhorar sua capacidade de saltar mais alto porque ajuda a aumentar a força corporal como um todo. ...
  2. 2- Elevação de panturrilha. ...
  3. 3- Pular corda. ...
  4. 4- Exercícios pliométricos.

Quais capacidades físicas são desenvolvidas no basquete?

O basquete exige um conjunto de capacidades físicas reunidas em cada jogador, como a força, a velocidade e agilidade. Por isso, além da preparação física deve-se ter atenção na alimentação, pois esta irá contribuir no fornecimento de energia e também na agregação de proteínas para o crescimento da fibra muscular.

Qual a capacidade física predominante no basquete?

Neste trabalho foram relatadas três capacidades físicas predominantes no basquete e futsal que são elas: força explosiva dos membros inferiores, agilidade e velocidade, e também foram utilizados três testes, para poder mensurar e comparar as capacidades físicas entre as modalidades.