:

Qual é o Paradoxo de Epicuro?

Qual é o Paradoxo de Epicuro?

O Paradoxo de Epicuro é nada mais que uma série de inferências logicas que demonstrariam a impossibilidade da existência do Mal e de um Deus bondoso, onipotente e onisciente na mesma realidade. ... As afirmativas em pauta no Trilema de Epicuro são: Deus é Onibenevolente (absolutamente e ilimitadamente bondoso).

O que significa onipotente onipresente e onisciente?

Deus é onipotente, onisciente, onipresente e onividente. “Onipotente” significa que Ele é todo-poderoso, pode tudo, menos cometer pecado, que seria uma falta de amor infinito para com alguma de suas criaturas como Ele ama a Si mesmo. ... “Onipresente”, ou seja, Ele está presente em tudo, mas onde Ele quiser estar.

O que é o bem para Epicuro?

A doutrina de Epicuro substitui o bem pelo prazer e o mal pela dor. A felicidade consiste em assegurar-se com o máximo de prazer e o mínimo de dores, por meio da saúde do corpo e do espírito. Esse conceito difundido por Epicuro está enraizado no Hedonismo.

Como existe livre arbítrio se Deus é onisciente?

Como podemos ser livres se Deus é onisciente? Determinismo é a postura que assume ser todas as ações causadas, sendo o efeito das causas necessário. E que todos advêm de uma causa primeira. Deste modo, o livre arbítrio seria falso.

Onde está escrito na Bíblia que Deus é onisciente onipotente e onipresente?

O Salmo 139 é um louvor ao Deus onisciente, que sabe perfeitamente tudo o que pode ser sabido. Davi diz no quarto verso: “Não havendo ainda palavra alguma na minha língua, eis que logo, ó Senhor, tudo conheces”. Deus não sabe apenas os fatos, mas as palavras e também os pensamentos!

O que significa que Deus é onisciente?

Onisciente é uma expressão usada nas religiões monoteístas, onde significa uma qualidade atribuída ao Deus supremo. A Bíblia Sagrada se refere ao Deus como um ser onisciente, aquele que possui plena e perfeita sabedoria e está ciente de tudo o que ocorre, e que é a própria fonte de todo o conhecimento.

Qual o benefício de ser justo de acordo com Epicuro?

Para Epicuro a justiça consiste num acordo feito entre sociedades, com o objectivo de evitar que se provoque ou sofra algum mal. 49 Como diz a Máxima Capital 33, “a justiça não é uma coisa em si mesma, mas existe sempre um acordo nas relações com os outros e em vários locais para não prejudicar nem ser prejudicado”.

Quem foi Epicuro e qual a principal ideia da sua corrente filosófica?

Essa corrente filosófica recebe o nome de epicurismo por conta do filósofo Epicuro de Samos, que propôs os princípios de busca da felicidade. Em seu pensamento, o equilíbrio e a simplicidade aparecem como importantes pilares.

Quando surge um paradoxo?

O paradoxo surge quando tentamos saber se o desventurado barbeiro faz a barba a si próprio ou não. Se fizer a barba a si próprio, não pode fazer a barba a si próprio, para não violar a condição 2; mas se não fizer a barba a si próprio, então tem de fazer a barba a si próprio, pois essa é a condição 1.

O que pode ser dito sobre o paradoxo do mentiroso é o paradoxo do barbeiro?

A lei diz que “o barbeiro deverá fazer a barba daqueles que optarem por não fazer a barba sozinhos”. Dessa afirmação, surge um paradoxo, já que o próprio barbeiro não pode se barbear. ... E ele não pode ir ao barbeiro, pois isso significaria fazer a própria barba, o que não é a função do barbeiro.

O que é onisciência divina?

Onisciente é uma expressão usada nas religiões monoteístas, onde significa uma qualidade atribuída ao Deus supremo. A Bíblia Sagrada se refere ao Deus como um ser onisciente, aquele que possui plena e perfeita sabedoria e está ciente de tudo o que ocorre, e que é a própria fonte de todo o conhecimento.

Onde diz na Bíblia que Deus é onisciente?

O Salmo 139 é um louvor ao Deus onisciente, que sabe perfeitamente tudo o que pode ser sabido. Davi diz no quarto verso: “Não havendo ainda palavra alguma na minha língua, eis que logo, ó Senhor, tudo conheces”. ... Somente Deus é onisciente! Onipotência significa, literalmente, que Deus tem poder ilimitado.

O que é a ataraxia para Epicuro?

É um conceito fundamental da filosofia epicurista e dos céticos, e pode traduzir-se como imperturbabilidade, ausência de inquietação ou serenidade do espírito. ...

O que é o homem justo para Epicuro?

O homem justo só pode ser tranquilo e sereno, e o epicurismo só pode recomendar a justiça e a serenidade; o homem justo não perturba o outro, e por isso afasta problemas, dissabores, ódios, vinganças e demais dores que possam advir das atitudes tomadas.