:

O que é belo e estética?

O que é belo e estética?

O dicionário Houaiss da Língua Portuguesa define o belo como algo “que tem forma ou aparência agradável, perfeita, harmoniosa. Que desperta sentimentos de admiração, de grandeza, de nobreza, de prazer, de perfeição.”

Qual dos filósofos fundamentou a filosofia do belo na arte?

Poderíamos citar inúmeros pensadores como Santo Agostinho, Baruch de Espinoza que refletiram filosoficamente sobre o belo e contribuíram para a fundamentação do que viria a ser a disciplina estética no campo da arte que seria estabelecida pelo filósofo alemão Alexander Baumgarten.

Qual o conceito de belo de acordo com a filosofia?

Do latim bellus, bonito. 1. Diz-se de tudo aquilo que, como tal, suscita o prazer desinteressado (uma emoção estética) produzido pela contemplaçao e pela admiração de um objeto ou de um ser.

O que é a estética da arte?

O que é Estética: Estética é conhecida como a filosofia da arte, ou estudo do que é belo nas manifestações artísticas e naturais. A estética é uma ciência que remete para a beleza e também aborda o sentimento que alguma coisa bela desperta dentro de cada indivíduo.

Como a estética e o belo se relacionam com o pensamento humano?

A ideia da beleza passa a se relacionar com a reprodução mais fiel possível da realidade. O artista passa a assumir o protagonismo, sua qualidade técnica passa a ser valorizada. A beleza, entendida em sua objetividade, vai estar relacionada com as proporções, formas e harmonia das representações da natureza.

Quais os principais filósofos que contribuíram de maneira mesmo divergente sobre o pensamento estético na filosofia da arte?

Ao longo da história do pensamento filosófico várias foram as concepções acerca do fazer artístico bem como os filósofos que se propuseram a pensar sobre a arte e o belo, a título de exemplo: Platão, Aristóteles, Cícero, Hume, Kant, Schelling, Hegel, dentre tantos outros que com pensamentos ora divergentes ora ...

Como a estética se relaciona com a arte?

Assim, já na Grécia Antiga, outros filósofos já faziam o uso da palavra “estética” que deriva da palavra grega aesthesis e que significa sensibilidade. ... Este filósofo da arte entende que a única forma de se apreciar uma obra de arte se dá pela sensibilidade do observador.