:

Porque a psicanálise deve em parte à sua existência a literatura?

Porque a psicanálise deve em parte à sua existência a literatura?

A psicanálise deve em parte a sua existência à literatura a qual, segundo Freud, é melhor fonte de formação para a clínica psicanalítica do que os estudos médicos. ... Em 1895, Freud admira-se de que “as suas histórias de doentes se leiam como romances e que, de certo modo, não apresentem o carácter sério da ciência”.

Qual foi a relação encontrada por Freud entre literatura e psicanálise?

Freud, de alguma maneira, testa os limites da investigação psicanalítica. O que perpassa, nesse caso, a relação entre a Literatura e a Psicanálise é a questão da origem da condição do fato estético. É recorrente, nesse sentido, a remissão à Psicanálise enquanto instrumento de investigação.

Qual a função da ficção para Freud?

Em seu livro Metapsicologia freudiana: uma introdução, Assoun (1996) dedica um capítulo inteiro ao problema da ficção em psicanálise. Ele situa primeiramente a ficção no sentido de uma representação (Darstellung), ou seja, como um saber sobre a coisa.

Qual o papel do inconsciente para a psicanálise?

O que é Inconsciente Freudiano A definição básica dada acima vai de encontro com a teoria psicanalítica de Freud. Para ele, o inconsciente seria como a caixa-preta do indivíduo. Ela não seria a parte mais profunda da consciência, nem a que possui menos lógica, mas uma outra estrutura que se distingue da consciência.

O que é psicanálise na psicologia?

A psicanálise é um tipo de psicoterapia, desenvolvida pelo famoso médico Sigmund Freud, que serve para ajudar as pessoas a entenderem melhor seus sentimentos e emoções, assim como ajudar na identificação de como o inconsciente influencia os pensamentos e ações no dia-a-dia.

O que é crítica psicanalítica?

A crítica psicanalítica vai envolver o texto com seus conceitos, expondo um outro texto, na qual a realidade humana se expõe através do manifesto do enredo ficcional. Como a crítica literária e a psicanálise são saberes distintos vão usar, por conseguinte, da psicanálise de forma singular.

O que é transparência na psicanálise?

Uma vez que a força do recalcamento está enfraquecida, o psiquismo passa a tornar- se aberto, transparente. As lembranças, que até então se encontravam retidas no inconsciente, por acarretarem forte sentimento de embaraço e de vergonha, tornam-se acessíveis e são então entregues, sem mais cesura, à consciência.

O que é ruptura de campo?

É por isso que cabe à clínica promover rupturas de campo, o que coloca em suspenso as representações. Romper um campo significa permitir a dissolução de estruturas paralisantes e, consequentemente, a emergência de novos possíveis, através da Page 6 6 instalação de novos campos.

O que é o semblante para Lacan?

Esse conceito, chamado semblante, é articulado por Lacan (1969) para pensar o discurso na teoria psicanalítica. ... Nessa articulação do sujeito como efeito de discurso, ele traz para a psicanálise o semblante como lugar do agente que ordena o discurso, que o coloca a trabalhar, sempre em movimento.

Como Freud descobriu o inconsciente?

O procedimento se dava, em linhas gerais, da seguinte forma: o médico hipnotizava o doente, deixando-o numa espécie de estado sonambúlico. Durante esse estado, o médico dizia ao paciente que ele não possuía o sintoma do qual se queixava. Ao restabelecer-se do estado hipnótico o paciente não mais apresentava o sintoma.

O que era o inconsciente antes de Freud?

O conceito de inconsciente de Carl Gustav Jung se contrapõe ao conceito de inconsciente e pré-consciente de Freud. O pré-consciente seria o conjunto de processos psíquicos latentes, prontos a emergirem para se tornarem objetos da consciência.

O que define a psicanálise?

A Psicanálise é um campo de investigação teórica e clínica da psique humana, ou em outras palavras, é o campo de estudo preocupado em explicar o funcionamento da subjetividade humana, auxiliando no tratamento de transtornos mentais. Fundada por Sigmund Freud, destaca processos mentais inconscientes.

Quais as contribuições da psicanálise para a administração?

Como um dos pilares do estudo sobre o comportamento humano, a psicanálise pode contribuir pra que o autoconhecimento e a busca pra entender o comportamento do outro sejam formas significativas de gestão estratégica. ... É exatamente neste ponto que a psicanálise pode contribuir.

Porque as pessoas fazem psicanálise?

Um dos maiores objetivos da Psicanálise é criar um vínculo entre terapeuta e paciente, a fim de compreender os processos reprimidos pelo subconsciente, que geram sintomas como a angústia ou a ansiedade. Todo esse acompanhamento é realizado por meio da interpretação das ações e pensamentos do indivíduo.

O que é transparência psíquica?

Transparência psíquica é um termo pouco conhecido e quer dizer que, durante o período perinatal e pós-parto, a mulher tem uma capacidade de recordar de coisas passadas com maior facilidade.

O que é ruptura de campo psicanálise?

Fabio Herrmann, ao longo de seu trabalho de resgate do método psicanalítico, identifica método com interpretação, com ruptura de campo, ou seja, com o surgimento do que ele chamou homem psicanalítico (Herrmann, 1991a), o ser que surge com a interpretação e que, por efeito dela, fica momentaneamente pendurado num vazio ...

Quais os campos da psicanálise?

Entenda todas as principais áreas da psicanálise
  • O inconsciente. ...
  • O desejo. ...
  • A formação de compromisso. ...
  • A sexualidade infantil. ...
  • O complexo de Édipo. ...
  • As estruturas da psique. ...
  • A transferência. ...
  • A pulsão de morte.