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Como ler a Ética de Spinoza?

Como ler a Ética de Spinoza?

Sua leitura, como na geometria, deve ser veloz, quase instantânea. Isso porque é preciso percorrer a substância, os atributos e os modos em um mesmo impulso, sobre a mesma placa ou no mesmo plano. Desacelerar essa aproximação seria como ouvir um disco arranhado.

Qual a Ética de Spinoza?

Espinoza enuncia a lei fundamental da conduta humana (que, em todo caso, dada a uniformidade entre o homem e as outras partes da natureza, é válida para todos os entes naturais) sob a forma de uma espécie de princípio de inércia: "Toda a coisa, enquanto é em si, esforça-se por perseverar no seu ser." (E III, p6)

O que são ações e paixões Segundo Espinosa?

Espinosa definia paixões como a afeccção que um corpo sofre por outro corpo. ... O filósofo distingue paixão de ação pela causa: na primeira, quem determina a mudança de potência é o outro, há um outro corpo que causa uma modificação em mim; já na ação, eu é que determino a mudança na minha capacidade de existir.

Em que consiste o conceito de conatus para Espinosa e como ele se relaciona com sua Ética da alegria e liberdade?

Assim, o primeiro movimento de fortalecimento do conatus ocorre quando passa de paixões tristes a paixões alegres e é no interior das paixões alegres que, fortalecido, ele pode passar à ação, isto é, ao sentimento de que o aumento da potência de existir e agir depende apenas de si mesmo como causa interna.

Quais as principais ideias de Spinoza sobre a ética?

A ética segundo Spinoza Para Spinoza o que os seres humanos pensam reflete diretamente na sua maneira de viver. Foi nessa obra que o filósofo trata do tema das superstições relacionadas com Deus, tentando provar a natureza racional de Deus, donde este seria o próprio Universo.

Quais são as paixões primitivas Segundo Espinosa?

As três afecções primárias ou primitivas reconhecidas por Spinoza são a alegria (conatus aumentado), a tristeza (conatus diminuído) e o desejo (conatus). ... Deus está isento da tristeza e da alegria e não pode passar a uma perfeição maior ou menor, pois é isento e imune de paixões.

Que são para Espinosa paixões quais são e o que são as paixões originárias?

O desejo realizado aumenta nossa força para existir e pensar. ... Todos os demais apetites e afetos são derivados ou variantes dos três originários: desejo, alegria e tristeza. Na vida imaginária, as afecções corporais e os afetos são paixões.

O que é conatus e qual sua relação com a moral?

Conatus (latim para esforço; impulso, inclinação, tendência; cometimento) é um termo ou conceito usado na filosofia para se referir a uma inclinação inata de uma coisa para continuar a existir e se aprimorar. ... Frequentemente, o conceito é associado com a vontade de Deus em uma visão panteísta da Natureza.

O que visa a Ética dentro dos conceitos estabelecidos por Espinosa?

Em suma: A Ética é o livro dos homens livres onde a salvação transcendente torna-se uma salvação neste mundo, criando para si um novo modo de existir e se relacionar.

Qual é a idéia de Deus segundo a concepção de Espinosa?

Deus para Spinoza é o único motivo da existência de todas as coisas. Deus é a substância única e nenhuma outra realidade existe fora de Deus. Ele é a fonte única e Dele surgem todos os outros elementos. Deus existe em si e foi gerado por si, para existir ele não necessita de nenhuma outra realidade.

Quais são as paixões originais?

Paixões originais ou primitivas: Vejamos agora como é interessante a descrição das três paixões originais ou primitivas, conforme Spinoza: Alegria: Dá origem às paixões do amor, da devoção, da esperança, da segurança, do contentamento, da misericórdia e da glória.

Qual o sentido da palavra conatus na filosofia Espinosana?

O conatus é a expressão de um corpo e de uma mente conectados, que se expressam ao mesmo tempo como atributos diferentes. No corpo é essa capacidade de ser afetado juntamente com essa mobilidade de suas partes que o constituem sem levá-lo a se desfazer.

Qual filósofo corresponde o conceito de potência de agir?

Na definição III da Ética III, Spinoza afirma: “Por afeto compreendo as afecções do corpo, pelas quais sua potência de agir é aumentada ou diminuída, estimulada ou refreada, e, ao mesmo tempo, as idéias dessas afecções”.